Porto do Recife e Complexo de Suape terão novos presidentes
À frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Julio anunciou mudanças na gestão do Porto do Recife e do Complexo Industrial Portuário de Suape, informa o Diário de Pernambuco. No primeiro, Marconi Muzzio, administrador de empresa e mestre em Gestão Pública, é o nome que vai substituir o recém-empossado Jaime Alheiros, que havia assumido a presidência em dezembro no lugar de Carlos Vilar. Em Suape, Leonardo Cerquinho deixa o cargo para dar lugar a Roberto Gusmão, engenheiro e ex-secretário de infraestrutura do Recife. A mudança acontece a partir do dia 1º de fevereiro.

Leonardo Cerquinho assumiu a presidência de Suape em janeiro de 2019 e, no seu primeiro ano de gestão, o complexo bateu recorde na movimentação. Em 2019, foram movimentadas 23,8 milhões de toneladas de cargas, um crescimento de 2% em relação a 2018, quando haviam sido movimentadas 23,4 milhões de toneladas. O recorde anterior era de 23,6 milhões de toneladas registrado em 2017. No seu segundo ano de gestão, Cerquinho voltou a colocar Suape em posição de destaque com novo recorde histórico de movimentação, com o maior volume dos 42 anos de história do porto. Foram movimentadas 25,6 milhões de toneladas em 2020, alta de 7,53% sobre o ano anterior.

Recife

No Porto do Recife, esta será a segunda troca de comando em dois meses. No início de dezembro, o arquiteto e urbanista Jaime Alheiros foi anunciado como novo presidente do ancoradouro, em substituição a Carlos Vilar, que tinha 45 anos no Porto do Recife e ocupava a presidência pela terceira vez. No fechamento de 2020, o ancoradouro fechou com balanço positivo de 12% de crescimento.

Agora, Geraldo Julio anunciou que Marconi Muzzio vai assumir a gestão no lugar de Alheiros e ele será o 23º presidente, entre titulares e interinos, desde o convênio de delegação firmado entre o Governo do Estado de Pernambuco e a União Federal em junho de 2001 e que passou a administração e exploração do Porto Organizado do Recife para o Estado de Pernambuco.

Marconi Muzzio é analista do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e foi Secretário Executivo de Turismo do Estado em 2011. Em 2013, assumiu a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas do Recife, depois a Chefia de Gabinete do Prefeito em 2017 e voltou à Administração em 2019, ano em que foi designado membro do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social - CONAPREV.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.