Porto do Rio de Janeiro recebe novo Centro de Controle Operacional e inicia obras de dragagem no Cais da Gamboa
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta terça-feira (29) da cerimônia de inauguração do novo Centro de Controle Operacional (CCO) da PortosRio e da assinatura da ordem de serviço para o início das obras de dragagem no Cais da Gamboa, no Porto do Rio de Janeiro. As intervenções fazem parte de um conjunto de obras previstas para o terminal com foco em infraestrutura e operação.

O novo Centro de Controle Operacional é a primeira etapa da implementação do sistema VTMIS (Vessel Traffic Management Information System) no Porto do Rio, tecnologia avançada que possibilitará o monitoramento em tempo real do tráfego marítimo. Equipado com sensores integrados, radares, câmeras e ferramentas de rastreamento, o centro garante uma visão precisa e integrada das operações aquaviárias, alinhando-se às normas da Marinha do Brasil (NORMAM 26) para serviços de tráfego de embarcações. Esse avanço tecnológico vai aumentar a segurança, eficiência e capacidade de resposta do porto às demandas do comércio marítimo.

Durante o evento, o ministro Silvio Costa Filho destacou a importância do Porto do Rio como motor econômico regional e nacional. “Nos últimos dois anos, o Porto do Rio registrou crescimento superior a 15%, tornando-se um dos que mais se destacaram no país. Além de ser responsável por mais de 70% das operações offshore da Petrobras, o porto é um pilar estratégico para a exportação de minério de ferro, um dos principais produtos que impulsionam o desenvolvimento econômico do Brasil e da Região Sudeste.”

Obras de dragagem

Na mesma cerimônia, foi assinada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de dragagem do Cais da Gamboa, que serão executadas pela empresa DTA Engenharia Ltda., com prazo estimado de seis meses para conclusão.

Segundo o ministro, “com essa obra, o Porto do Rio estará preparado para atender às demandas do novo ciclo de crescimento econômico do país, atraindo mais investimentos, gerando emprego e contribuindo para a ampliação da nossa participação no comércio marítimo global.”

O projeto prevê a readequação e ampliação do canal de acesso, incluindo a dragagem propriamente dita, a elaboração dos projetos básico e executivo, além da instalação de sinalização, balizamento e serviços complementares. Entre os principais benefícios da primeira fase da obra de dragagem estão oferecer maior segurança e eficiência na navegação, reduzir custos logísticos e operacionais, consolidar o Porto do Rio de Janeiro como hub estratégico no Atlântico Sul, gerar empregos diretos e indiretos e aumentar a arrecadação tarifária e o impacto positivo no PIB regional.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 out, 2025

Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto de Paranaguá

Read more
Agência Porto
| 22 out, 2025

Terminal de offshore no Rio e de passageiros em Maceió são arrematados em leilão

Read more
Agência Porto
| 22 out, 2025

Corrente de comércio brasileiro supera os 500 bi no acumulado do ano

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.