Porto do Rio de Janeiro retoma operações em navio de ‘break bulk’ com café
A operação de um navio de ‘break bulk’ com café, que aconteceu no fim do mês de abril, marcou o retorno dessa modalidade no transporte de café pelo Porto do Rio de Janeiro, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). O embarque de 6.500 toneladas de café, acondicionadas em ‘big bags’, foi realizado com sucesso e a mercadoria teve como destino a Europa. A UNSLOG foi o operador logístico que negociou com o terminal de contêineres ICTSI Rio para trazer esta operação para o Rio de Janeiro.

Nesta modalidade, diferentemente de contêineres, é possível armazenar a carga individualmente no porão do navio. “A carga conteinerizada é, atualmente, o padrão logístico para o transporte de café, mas o ‘break bulk’ ajuda a superar a escassez de contêineres e a consequente alta global no preço”, explica o superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima.

Saiba mais – Os navios de ‘break bulk’ (carga solta) são versáteis, transportam diferentes tipos de mercadorias e seu design facilita as operações de embarque e desembarque. Essa modalidade de transporte marítimo é menos burocrática que o transporte por contêiner, mas demanda mais tempo e mais mão de obra, devido ao processo menos automatizado.

O ‘break bulk’ estava em desuso pelo setor cafeeiro desde a década de 80, mas com a problemática da escassez mundial de contêineres, as empresas exportadoras de café voltaram a adotar a modalidade como estratégia para auxiliar na estabilização do fluxo logístico internacional, gerando uma volta ao passado nos portos brasileiros.

Read Also Other News

Agência Porto
| 12 Jun, 2024

CODEBA realiza obra de requalificação sustentável no cais do Porto de Salvador

Read more
Agência Porto
| 12 Jun, 2024

Paraná exporta US$ 9,52 bilhões nos cinco primeiros meses de 2024

Read more
Agência Porto
| 12 Jun, 2024

ANTAQ recebe associação de navegação interior para tratar de projetos hidroviários

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.