Porto do Rio Grande lidera crescimento percentual entre portos públicos do país em maio, aponta ANTAQ
O Porto do Rio Grande registrou o maior crescimento percentual entre os portos públicos do país em maio de 2025, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). O terminal gaúcho movimentou 2,5 milhões de toneladas no mês ¿ alta de 46,86% em relação ao mesmo período de 2024. O desempenho expressivo está ligado à retomada das operações logísticas no Rio Grande do Sul, um ano após a maior tragédia climática da história do estado.  A recuperação consolida o Porto do Rio Grande entre os principais terminais do país monitorados pela ANTAQ. 

No cenário nacional, os portos brasileiros movimentaram 118,4 milhões de toneladas em maio, novo recorde para o mês e crescimento de 6,94% na comparação anual. Granéis sólidos lideraram, com 73,4 milhões de toneladas (+7,62%), seguidos por cargas conteinerizadas, que somaram 13 milhões de toneladas (+5,15%). 

Para o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, os dados refletem o esforço coletivo de retomada.  

¿Esse crescimento expressivo atestado pela ANTAQ demonstra o esforço coletivo de retomada das atividades logísticas no estado. O Porto do Rio Grande tem respondido com eficiência às demandas do setor e reafirma sua posição estratégica para o comércio exterior brasileiro¿, afirmou. 

Entre janeiro e maio de 2025, o porto já acumula movimentação de 16,1 milhões de toneladas, aumento de 9,86% frente ao mesmo período de 2024.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 ago, 2025

Panorama Transportes: primeiro semestre do ano registra alta na movimentação de cargas em todos os modos de transportes

Read more
Agência Porto
| 29 ago, 2025

Comissão debate renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica

Read more
Agência Porto
| 29 ago, 2025

Ministro Silvio Costa Filho autoriza início da dragagem do canal interno de Suape

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.