Porto do Rio Grande tem atualização do plano de desenvolvimento e zoneamento aprovado
O Ministério da Infraestrutura (Minfra) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (14), a aprovação do novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto do Rio Grande. O documento é o instrumento de planejamento da autoridade portuária que contempla as estratégias e ações para a expansão e o desenvolvimento integrado, ordenado e sustentável das áreas e instalações de um porto organizado.

O PDZ é um dos itens de planejamento portuário previstos pelo governo federal e suas diretrizes estão estabelecidas na Portaria nº 61 de 10 de junho de 2020. O Porto do Rio Grande já possuía um PDZ vigente, mas em razão da publicação de um novo Plano Mestre pelo Minfra e da revisão das poligonais dos portos organizados do Rio Grande do Sul foi necessário elaborar um novo documento.

A proposta de atualização do Plano, encaminhada ao Ministério, levou em consideração a promoção do desenvolvimento do Porto, a otimização do uso das áreas, das instalações e da infraestrutura do Porto, a integração do Porto com os modais de transporte terrestre, as alternativas para a expansão das atividades portuárias, por perfil de carga, a observância aos licenciamentos ambientais, entre outros pontos.

Segundo a Engenheira Civil, Mestre em Engenharia Oceânica, Karen Hartmann, \"investir em compliance tem sido um dos propósitos da Portos RS. O PDZ em consonância com a Portaria MInfra nº 61 de 2020 alinha as políticas de desenvolvimento do Porto do Rio Grande com o planejamento do setor portuário nacional\".

Por também ser responsável pela administração dos portos de Pelotas e Porto Alegre, a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) já está trabalhando na elaboração das propostas de atualização dos PDZ?s dessas duas cidades, o que deverá ser concluído em breve. O PDZ do Porto do Rio Grande pode ser conferido clicando aqui ou diretamente no site do Ministério da Infraestrutura.

Read Also Other News

Agência Porto
| 25 mai, 2025

Porto de São Francisco do Sul registra aumento de 6% na movimentação de cargas

Read more
Agência Porto
| 25 mai, 2025

Portos da Bahia receberão R$ 1,5 bilhão para modernização da infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 25 mai, 2025

Ultracargo vai investir R$ 155 milhões para ampliar instalações em Suape

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.