Porto Itapoá é o primeiro do Brasil a implantar plataforma tecnológica de última geração da SAP
O sexto maior terminal de contêineres do Brasil, o Porto Itapoá, será o primeiro do País a implementar uma plataforma tecnológica de última geração, capaz de agregar a seu plano de expansão mais agilidade, segurança e análises preditivas. O SAP S/4HANA é um pacote de gestão de recursos empresariais em tempo real para negócios digitais.

Desenvolvido na plataforma em memória SAP HANA e projetada com base no SAP Fiori, é o que há de mais moderno em experiência do usuário. O Porto Itapoá também será a primeira empresa no Estado de Santa Catarina a utilizar a nova solução.

O investimento em tecnologia faz parte do plano de expansão do terminal portuário, que busca alcançar a movimentação de 2 milhões de TEUs (Twenty Equivalent Units – contêiner de 20 pés) – dos atuais 500 mil – anualmente. Como resultado desses investimentos, o objetivo é se tornar, até 2026, a primeira opção em logística marítima de excelência na América do Sul. De acordo com o CFO e CEO Interino do Porto Itapoá, Cássio José Schreiner, "a estratégia de apostar em inovações e soluções robustas é primordial para o crescimento sustentável do Terminal".

Inovação e reinvenção dos negócios para crescer

Para auxiliar a operação do Porto Itapoá e garantir seu crescimento sustentável, o projeto visa facilitar a gestão e o controle do porto em tempo real, concentrando informações relevantes, seguras e de fácil acesso. A simplificação, automatização e conexão dos processos também levarão ao porto ganhos em produtividade e economia de escala.

"A transformação digital está sendo acelerada pelo Porto Itapoá com o uso da tecnologia SAP para otimizar a cadeia de processos, buscando uma maior assertividade nas decisões estratégicas e desenvolvimento de novos modelos de negócio", afirma Almir Meinerz, presidente-executivo da SPRO IT Solutions, empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia - responsável pela implantação.

O investimento na plataforma SAP também contribui com a excelência do porto em suas operações e na relação com seus parceiros. "Essas soluções aumentam ainda mais a visibilidade da organização perante parceiros e a segurança junto a seus clientes, já que as tecnologias são reconhecidas mundialmente", acrescenta Meinerz.

Projeto

A implantação englobará, em sua primeira fase, processos de suporte, como soluções para planejamento comercial e colaborativo, e tecnologias dedicadas ao backoffice. Além disso, a SPRO fará a integração da plataforma com o principal sistema especialista – utilizado globalmente pela empresa para o controle de movimentações de carga e descarga dentro dos portos. Assim, diversas áreas do porto serão contempladas pela solução, como, por exemplo, o setor fiscal, planejamento, controladoria, finanças, patrimônio, manutenção, suprimento, almoxarifado e tecnologia de informação.

Sobre a SPRO IT Solutions

Criada em 2008, a SPRO IT Solutions é uma empresa especializada em estratégias de negócio e de tecnologia, para empresas que buscam transformação, eficiência operacional e crescimento. Com sede em Curitiba (PR) e filiais em Cascavel (PR), Joinville (SC) e São José dos Campos (SP), desenvolve e implanta sistemas de gestão e soluções capazes de potencializar empresas de diversos setores. A SPRO IT Solutions tem em seu portfólio profundo conhecimento e experiência comprovada no agronegócio e na indústria. Para mais informações, acesse: www.spro.com. (http://www.spro.com.br/)

Fonte: Jornal Diário dos Campos, 1/12/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.