O Porto Ponta do Félix, localizado em Antonina, Litoral do Paraná, finalizou nesta segunda-feira (24) a segunda reexportação de fertilizantes. Nesta operação, foram reexportadas 23,4 mil toneladas do produto.
A carga, que estava armazenada em recinto alfandegado no terminal desde o dia 16 de junho, veio da Jordânia e será enviada para a Turquia.
Esta é a segunda reexportação de fertilizantes realizada pelo Porto Ponta do Félix no período de um mês. No dia 22 de setembro foram reexportadas 17 mil toneladas de insumos com destino aos Estados Unidos. Ao todo, as duas operações somam 40,4 mil toneladas no sistema de reexportação para outros países.
As operações são inéditas no Porto Ponta do Félix. Devido ao grande volume do produto que foi importado pelo Brasil para garantir a safra, bem como a queda registrada nas últimas semanas nos preços dos fertilizantes, principalmente fósforo e potássio, a reexportação vem sendo uma estratégia encontrada pelo setor.
O Brasil importa 85% do fertilizante usado nas lavouras. O país comprou um volume recorde de adubos este ano. A medida foi para garantir insumos suficientes para a expansão da área plantada diante dos temores de escassez por conta da guerra entre Ucrânia e Rússia, que é um importante fornecedor.
Segundo dados da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, em setembro , foram movimentadas 580.603 mil toneladas de fertilizantes pelos portos paranaenses.
Share
Read Also Other News
| 21 fev, 2025
MDIC lança Guia para orientar exportador a emitir autocertificação de origem
Read more
| 21 fev, 2025
Companhia Docas do Ceará recebe empresa responsável pela construção de área de apoio logístico para o Porto de Fortaleza
Read more
| 21 fev, 2025
TCU avalia desestatização de portos no estado do Paraná
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.