Os portos de Santa Catarina registraram crescimento na movimentação de cargas no primeiro quadrimestre de 2023. O aumento foi de 6,35% em relação ao mesmo período de 2022. O desempenho foi superior ao índice nacional, que foi de 1,47%, e o melhor entre os estados de SP, PR e RS. Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Com relação a quantidade de cargas movimentadas, passaram pelos portos catarinenses nos primeiros quatro meses de 2023 19.323.837 de toneladas. Em 2022 foram 18.170.450. O volume corresponde a 5,11% de todas as cargas movimentadas nos portos brasileiros no período.
“Estamos investindo na nossa infraestrutura portuária para que os números avancem ainda mais. Criei a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias que tem feito todo o levantamento das demandas necessárias. Vamos dar ao setor o destaque que ele merece”, destacou o governador Jorginho Mello.
“Esse desempenho só reforça a vocação logística e a pujança de Santa Catarina neste setor”, comemora o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins.
Com relação a movimentação de contêineres (TEUs) o crescimento foi menor, mas também superior ao desempenho nacional que foi negativo. Os portos catarinenses cresceram 0,20% no primeiro quadrimestre, em relação a 2022, enquanto que o Brasil teve queda de 4,99%.
Share
Read Also Other News
| 11 ago, 2025
Ministro Silvio Costa Filho assina ordem de serviço para dragagem do Porto de Natal e anuncia novos investimentos no Rio Grande do Norte
Read more
| 11 ago, 2025
Santos Brasil movimenta 135 mil contêineres no Tecon Santos em julho e bate novo recorde histórico
Read more
| 11 ago, 2025
Governo de São Paulo assina aditivo para novo acesso ao Porto de São Sebastião
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.