Portos do Paraná discutem melhorias no transporte ferroviário

Representantes da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e da Rumo, empresa que administra o modal ferroviário que passa por Paranaguá, têm se reunido para discutir a redução dos impactos negativos da passagem do trem para a comunidade do município. O objetivo é definir ações que podem ser adotadas para solucionar problemas no trânsito, em especial nos cruzamentos da ferrovia com as avenidas Roque Vernalha, Coronel José Lobo e Ayrton Senna da Silva.


“A intenção é reduzir os impactos para os moradores e trabalhadores da região. Sabemos que é uma questão complexa, que não será resolvida do dia para noite, nem de forma unilateral. Mas estamos engajados em buscar alternativas”, explicou o diretor-presidente da Appa, Luiz Fernando Garcia.


De acordo com ele, não é possível delimitar horários ou mudar o trajeto do trem até os terminais, mas a Appa estudará junto com a Rumo soluções que permitam que as manobras sejam feitas sem paralisar o trânsito de veículos.














CAPACIDADE - Outra preocupação é aumentar a capacidade de transporte por ferrovia. A utilização de trens para movimentação de cargas no Porto de Paranaguá aumentou 20% nos últimos quatro anos. Em 2018, cerca de 10 milhões de toneladas de produtos entraram ou saíram do terminal paranaense por trilhos.





A Rumo já possui um projeto de melhoria no traçado da Serra do Mar que permitirá o uso de locomotivas mais potentes e vagões maiores. Na descida para Paranaguá, a curva na saída da Ponte São João já está em obras e será menos acentuada.


Segundo a empresa, as locomotivas serão substituídas por modelos ES, mais modernas e com maior capacidade de tração na subida. “As locomotivas usadas hoje têm, em média, 35 anos. As novas conseguem carregar mais vagões, têm mais aderência, melhor frenagem e aceleração. Além disso, são mais sustentáveis e emitem 60% menos gases”, destaca o diretor institucional da Rumo, Guilherme Penin.


A troca dos vagões que farão o transporte de grãos também está no plano de expansão. A previsão é dobrar a capacidade de transporte por vagão e, com isso, aumentar o volume transportado por trem para até 8 mil toneladas.


EFICIÊNCIA - Atualmente, Paranaguá conta com 70 quilômetros de linhas férreas, 7,5 deles instalados no Corredor de Exportação do Porto. A integração entre porto e ferrovia é fundamental para garantir competitividade e eficiência nas operações, já que os trens oferecem regularidade no fluxo operacional e segurança no transporte.


De acordo com o diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira Júnior, a capacidade para descarga férrea no Porto de Paranaguá é de 32 milhões de toneladas/ano, o que equivale a 1.785 vagões por dia.


Hoje, um único vagão consegue transportar 45 toneladas de produtos, ou seja, cinco toneladas a mais do que um caminhão. Para se ter ideia de como essa capacidade tem impacto direto no tráfego nas rodovias é preciso considerar que, para carregar um navio, são necessários 1,5 mil vagões, enquanto a mesma quantidade de carga necessitaria 1,8 mil caminhões para o transporte.


CARGAS - Entre os principais produtos movimentados em Paranaguá, transportados por ferrovia, destacam-se o açúcar (80%), milho (35%), soja (28%) e farelos (18%), além de contêineres (12%), óleos vegetais (4%) e fertilizantes (2%).


Para a descarga de grãos via ferrovia, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá e o Silo Público contam com duas moegas – equipamentos para recepção e destinação dos produtos. Já o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) é líder no mercado brasileiro no modal. O terminal é o único do país com conexão ferroviária direta e 15% da carga movimentada, cerca de 6 mil contêineres/mês, chegam pela ferrovia.


Fonte: Portos e Navios, 5/2/2019.


Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.