Portos do Paraná lança ferramenta que divulga andamento de projetos em tempo real
A Portos do Paraná inova mais uma vez e passa a oferecer a partir desta segunda-feira (30) um painel com atualização diária sobre seus principais indicadores em gestão de projetos. O Appaboard, como é chamado, tem o objetivo de dar publicidade aos públicos interno e externo quanto ao andamento dos atos e projetos estruturantes da empresa pública.

A nova ferramenta foi feita pela Gerência de Planejamento Estratégico (Gplanes) e estará presente na APPANet (intranet) e, também, nos monitores espalhados pelos locais comuns da empresa.

“O Appaboard é uma ferramenta de gestão visual, e o nome vem da ótica de dashboard, que é um painel com indicadores de gestão. O foco é dar publicidade às ações e aos principais projetos da Portos do Paraná tanto ao público interno quanto o público externo”, destaca o diretor-presidente Luiz Fernando Garcia.

Ele ainda destaca o cumprimento da legislação que rege as empresas públicas. “Isso tudo também tem uma importância legal, já que a Lei 13.303, à qual a empresa está submetida, traz muito sobre governança, transparência e publicização dos atos e informações administrativas da gestão”, diz o diretor-presidente.

De acordo com ele, é mais uma maneira de manter todos alinhados sobre os atos e principais projetos estruturantes da empresa. “É mais uma ferramenta para veicular as ações e o alcance dos objetivos que foram definidos no Plano Estratégico, objetivos esses que têm um horizonte de cinco anos, e isso significa que os usuários deverão, durante todo esse período, acompanhar a implantação do Plano”, afirma Garcia.

Para o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli, o painel será mais um canal de comunicação entre a empresa e empregados. “Com o APPABoard iremos ampliar a comunicação interna e estreitar o relacionamento da administração com membros e servidores, através de um canal de comunicação que veicula informações oficiais e em tempo real, fato essencial a um Porto eficiente e transparente”, diz.

Segundo Honorato Chudson, gerente de Planejamento Estratégico, o Appaboard contará, inicialmente, com três pontos de visualização, por projeto. “O primeiro é o valor total dos projetos (a ser captado e/ou investido), o segundo é o tempo decorrido, contando da data de autorização do presidente até conclusão do projeto, e o último é o gráfico com percentual das ações concluídas, as que ainda não foram iniciadas e as que estão em andamento. Isso permite que o usuário tenha o status real de cada um desses projetos estratégicos da Portos do Paraná”, informa.

O Appaboard está pautado no Business Inteligence (BI), uma ferramenta de alta tecnologia. “Já utilizamos na Portos do Paraná, e o Appaboard tem sua atualização recorrentemente, semi-automatizada e descentralizada, onde cada um dos gestores tem seu acesso à dinâmica de inserção de dados, e essa dinâmica é postada em uma central de resultados e que, diariamente, faz a atualização daquilo que foi realizado naqueles projetos”, acrescenta Chudson.

Para o diretor administrativo e financeiro, Marcos Bonoski, a empresa pública dá mais um passo em busca de uma cultura moderna de gerenciamento. “A direção vem trabalhando com as diretorias e as gerências, e por meio da própria aplicação do plano estratégico, com as inovações em gestão e tecnologia. Tudo isso traz a importância de inserir a Portos do Paraná no rol de empresas que trabalham com gestão conceituada, e com transformação digital”, avalia.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 Nov, 2022

Autoridades do Reino dos Países Baixos estreitam relação com Santos

Read more
Agência Porto
| 29 Nov, 2022

Governador do MS sanciona marco regulatório estadual das ferrovias, que vai permitir o desenvolvimento do setor

Read more
Agência Porto
| 29 Nov, 2022

Santos Brasil dá início às operações de granéis líquidos no Porto do Itaqui

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.