Portos do RS renovam antecipadamente o convênio de delegação dos portos com a união
Seguindo a política da União de descentralizar a gestão dos portos organizados, foi assinado nesta quarta-feira, 24, o primeiro termo aditivo ao convênio de delegação n° 001/1997. Tal documento prorroga o prazo de vigência inicial por mais 25 anos, até o dia 1° de abril de 2047, do Convênio de Delegação dos Portos de Rio Grande, Porto Alegre e Pelotas. Esta prorrogação irá trazer segurança jurídica para investimentos em infraestrutura superiores a R$1,5 bilhão nos próximos anos.

O secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários Diogo Piloni e o Superintendente dos Portos Fernando Estima assinaram o convênio na sede da secretaria em Brasília, e este foi eletronicamente assinado pelo governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite, pelo secretário estadual de Logística e Transportes do Estado do RS Juvir Costella, pelo diretor-geral da ANTAQ Eduardo Nery Machado Filho, pelo diretor do departamento de gestão e modernização portuária Otto Luiz Burlier da Silveira Filho, pelo coordenador geral - CGDD Alessandro Rodrigues de L. Paula Marques e pelo diretor de Portos Interiores Bruno Gonçalves Almeida.

No documento foram readequadas as cláusulas do Instrumento à luz da legislação vigente, especialmente quanto à necessidade de constituição de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) para a gestão dos portos, trazendo uma série de mecanismos de transparência e governança, maior clareza na aplicação das tarifas portuárias e no desenvolvimento de novos negócios. Esta constituição deve ser uma das prioridades da administração da autarquia nos próximos meses.

A renovação ratifica que a administração portuária seguirá sendo feita pelo Estado do Rio Grande do Sul. Como as áreas portuárias brasileiras pertencem ao governo federal (União), tais delegações servem para descentralizar e permitir que entidades locais como governos estaduais façam a gestão dessas áreas.

O superintendente estava acompanhado na capital federal pelo prefeito municipal da cidade do Rio Grande, Fábio Branco. Branco e Estima aproveitaram a oportunidade do encontro com Piloni para colocar em pauta mais algumas questões importantes para o fomento do setor logístico multimodal da região do Rio Grande.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.