Dando mais um passo rumo à sustentabilidade e à modernização da gestão ambiental portuária, a PortosRio recebeu, nesta semana, uma equipe de especialistas e consultores para a realização de uma visita técnica aos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí. O objetivo da ação é identificar fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas operações portuárias, etapa inicial para a construção do primeiro inventário de emissões da companhia.
A iniciativa representa um marco importante na trajetória da PortosRio em direção a uma atuação cada vez mais alinhada às melhores práticas internacionais de ESG (ambiental, social e governança). O inventário de GEE será uma ferramenta estratégica para diagnosticar os impactos ambientais das atividades operacionais e estabelecer diretrizes concretas para a redução das emissões e a transição para uma economia de baixo carbono.
No Porto do Rio de Janeiro, a visita foi conduzida pela gerente de Responsabilidade Socioambiental da PortosRio, Fernanda Sasaoka, com o apoio dos colaboradores Handley de Abreu e Marcos Lins. Já no Porto de Itaguaí, a recepção da equipe foi liderada por Cíntia Castro, gerente de Fiscalização de Operações, com a presença também de Fernanda Sasaoka.
A consultoria técnica está sendo realizada pela UNESCO e pela Ecofinance, responsáveis pela aplicação de metodologias reconhecidas internacionalmente. Durante as visitas, foram percorridas áreas operacionais para análise de fluxos logísticos, movimentação de cargas, tráfego interno e uso de equipamentos, permitindo uma avaliação detalhada dos principais pontos de emissão de carbono nos dois portos.
Segundo os consultores, "o inventário de emissões é como uma fotografia: mostra onde estão as fontes de emissão e orienta onde e como iniciar o processo de descarbonização. Além disso, utiliza uma metodologia padronizada e comparável globalmente, o que garante credibilidade e transparência ao processo".
Para o Diretor-Presidente da PortosRio, Francisco Martins, o projeto representa um legado inédito para o setor portuário brasileiro: "A parceria da PortosRio com a UNESCO está a pleno vapor e é um marco histórico no setor. Vai deixar um legado inédito e estratégico para os portos, no sentido de passarem a tratar a sustentabilidade 'na veia', por meio de um sistema ESG robusto e abrangente."
A PortosRio segue firme em seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a gestão portuária eficiente, contribuindo para o desenvolvimento de uma infraestrutura logística moderna, responsável e preparada para os desafios do futuro.