PortosRio inicia elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa nos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí
Dando mais um passo rumo à sustentabilidade e à modernização da gestão ambiental portuária, a PortosRio recebeu, nesta semana, uma equipe de especialistas e consultores para a realização de uma visita técnica aos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí. O objetivo da ação é identificar fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas operações portuárias, etapa inicial para a construção do primeiro inventário de emissões da companhia.

A iniciativa representa um marco importante na trajetória da PortosRio em direção a uma atuação cada vez mais alinhada às melhores práticas internacionais de ESG (ambiental, social e governança). O inventário de GEE será uma ferramenta estratégica para diagnosticar os impactos ambientais das atividades operacionais e estabelecer diretrizes concretas para a redução das emissões e a transição para uma economia de baixo carbono.

No Porto do Rio de Janeiro, a visita foi conduzida pela gerente de Responsabilidade Socioambiental da PortosRio, Fernanda Sasaoka, com o apoio dos colaboradores Handley de Abreu e Marcos Lins. Já no Porto de Itaguaí, a recepção da equipe foi liderada por Cíntia Castro, gerente de Fiscalização de Operações, com a presença também de Fernanda Sasaoka.

A consultoria técnica está sendo realizada pela UNESCO e pela Ecofinance, responsáveis pela aplicação de metodologias reconhecidas internacionalmente. Durante as visitas, foram percorridas áreas operacionais para análise de fluxos logísticos, movimentação de cargas, tráfego interno e uso de equipamentos, permitindo uma avaliação detalhada dos principais pontos de emissão de carbono nos dois portos.

Segundo os consultores, "o inventário de emissões é como uma fotografia: mostra onde estão as fontes de emissão e orienta onde e como iniciar o processo de descarbonização. Além disso, utiliza uma metodologia padronizada e comparável globalmente, o que garante credibilidade e transparência ao processo".

Para o Diretor-Presidente da PortosRio, Francisco Martins, o projeto representa um legado inédito para o setor portuário brasileiro: "A parceria da PortosRio com a UNESCO está a pleno vapor e é um marco histórico no setor. Vai deixar um legado inédito e estratégico para os portos, no sentido de passarem a tratar a sustentabilidade 'na veia', por meio de um sistema ESG robusto e abrangente."

A PortosRio segue firme em seu compromisso com a sustentabilidade, a inovação e a gestão portuária eficiente, contribuindo para o desenvolvimento de uma infraestrutura logística moderna, responsável e preparada para os desafios do futuro.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.