PortosRio mantém Certificação Ouro de Transparência e eleva índice de aderência em 2024
A PortosRio reafirma seu compromisso com a transparência pública ao manter o Certificado Ouro de Transparência e elevar o índice de aderência do seu portal institucional (https://www.portosrio.gov.br/) aos critérios legais e boas práticas, conforme avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). A empresa conquistou a certificação em 2023, com um índice de 87,82%, e em 2024 elevou esse número para 90,57%, consolidando a PortosRio como uma das autoridades portuárias de maior destaque no país.

A avaliação faz parte do Radar da Transparência Pública (https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html), iniciativa do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP). A verificação contempla os sites institucionais de mais de sete mil órgãos públicos nas três esferas de governo (União, Estados e Municípios), classificando-os em diferentes níveis de transparência.

Entre as categorias possíveis – diamante, ouro, prata, intermediário, básico, inicial ou inexistente – a PortosRio se manteve na categoria ouro, ficando bem acima da média nacional de transparência, que foi de 63,94%, e também superior à média das estatais independentes, que registraram 78,10%.

O resultado reflete o trabalho contínuo da Ouvidoria-Geral da PortosRio, responsável pelo monitoramento das publicações no menu “Acesso à Informação” do site da empresa, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI). A conquista também se deve à parceria com a Gerência de Estruturação e Construção de Soluções, área responsável pelo desenvolvimento do site institucional da companhia.

“A conquista do Certificado Ouro pelo segundo ano consecutivo demonstra a seriedade e o empenho da empresa em garantir o acesso facilitado e qualificado às suas informações institucionais. Seguiremos aprimorando nossos processos de transparência e prestação de contas à sociedade”, afirmou Francisco Martins, diretor-presidente da PortosRio.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.