Prêmio ANTAQ 2025: Agência reconhece empresas e trabalhos dedicados ao setor aquaviário
Na noite dessa terça-feira (10), em Brasília (DF), a Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou a 10ª edição do Prêmio ANTAQ. Ao todo, foram premiadas 25 empresas, entidades e pessoas ligadas ao setor aquaviário.

Há 10 anos a Agência reconhece iniciativas que se destacam por sua contribuição na melhoria da prestação dos serviços de transportes aquaviários à sociedade. O Prêmio ANTAQ fomenta a pesquisa e a produção técnico-científica e, ainda, dissemina melhores práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). 

"Esse é o primeiro Prêmio que eu participo como diretor-geral e, ao mesmo tempo, estamos completando dez anos dessa iniciativa. É um tipo de atuação que chamamos de regulação responsiva, em que o setor age por incentivos positivos da Agência - em que premiamos o bom comportamento ao invés de punir as irregularidades”, disse o diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias.

A edição de 2025 trouxe o tema “Soluções para a Mudança do Clima”, e a principal novidade, dessa vez, foi a criação da categoria Conexão Hidroviária. Receberam o prêmio empresas de navegação interior que, ao longo de 2024, atenderam o maior número de municípios brasileiros - com base em dados oficiais do Painel Estatístico Aquaviário da ANTAQ. 

Frederico incentivou os que desejam ser premiados nas próximas edições: “O mais importante é observar as boas iniciativas, e identificar dentro da própria realidade que tipo de inovação pode ser feita dentro da temática que o porto tem e dentro da sua própria vocação. E mais importante do que ganhar o prêmio é avançar, realizar melhorias em suas próprias operações e em seus planejamentos e, também, observar qual a atuação do porto na região em que ele está inserido”. E conclui: “O setor portuário é fundamental para o país. 95% das exportações passam pelos portos brasileiros. Hoje mostramos como o setor é resiliente e tem capacidade de resposta para os desafios que o país apresenta”. 

Estiveram presentes na cerimônia o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Thiago Chagas Faierstein, o Superintendente-Geral do Conselho Administrativo de defesa Econômica, Alexandre Barreto de Souza, e demais autoridades do setor portuário. 

Confira a lista completa dos vencedores das cinco categorias do Prêmio ANTAQ 2025 ao fim da matéria. 

Desempenho Ambiental

Na categoria Maior índice de Desempenho Ambiental - Porto Público acima de 5 milhões de toneladas movimentadas no ano, primeiro lugar para Complexo Industrial Portuário de Pernambuco - Suape. 

Já na categoria Maior Índice de Desempenho Ambiental - Porto Público até 5 milhões de toneladas movimentadas no ano, primeiro lugar para o Porto de Itajaí. Na mesma categoria, mas considerando-se os Terminais de Uso Privado acima de 5 milhões de toneladas movimentadas no ano, foram quatro instalações premiadas em primeiro lugar: Ferroport Terminal de Minério, Porto Itapoá, Portonave - Terminais Portuários de Navegantes e Vale - Terminal Marítimo de Ponta de Madeira. Daqueles terminais de uso privado que tiveram até 5 milhões de toneladas movimentadas no ano, o primeiro lugar ficou para o Porto do Açu.

Conexão Hidroviária

A categoria inédita criada pela Agência reconheceu o primeiro lugar para a Navemazonia Navegação. Aqui, o critério de avaliação considerou o total de municípios brasileiros atendidos pelas empresas, incluindo terminais portos organizados e pontos de embarque/desembarque - dados contidos no Painel Aquaviário da ANTAQ. 

Artigo Técnico Científico

Primeiro lugar para o estudo Custos Operacionais no Complexo Portuário do Rio Grande: Uma Análise da Influência das Variáveis Climáticas, realizado pelo Grupo de Pesquisa em Economia Azul da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Iniciativas Inovadoras

Para essa categoria, foram consideradas iniciativas que atenderam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Primeiro lugar para o trabalho Reuso do Sedimento de Dragagem para Construção Civil - do Porto do Açu.

Gênero e Diversidade

Criada na edição anterior, essa categoria premiou empresas atuantes na prestação de serviços que promoveram ações de igualdade de gênero, redução de desigualdades, promoção da diversidade e inclusão de minorias no ambiente de trabalho. Primeiro lugar para o trabalho Programa de Gestão de Riscos de Violência Baseada em Gênero como Sustentação para a Promoção da Diversidade & Inclusão - da empresa Gás Natural Açu - GNA.

Read Also Other News

Agência Porto
| 11 fev, 2026

FIERN debate com a Codern oportunidades para transporte de cabotagem no Porto de Natal

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Novo sistema meteorológico da Portos do Paraná amplia segurança e eficiência das operações portuárias

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.