Presidente da CODEBA participa de seminário que discute possibilidades de negócios entre Bahia e Bulgária
A Associação Comercial da Bahia (ACB) promoveu o primeiro seminário internacional "Fazendo Negócios com a Bulgária", em parceria com a Associação de Indústrias da Bulgária (BIA). De acordo com o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, o evento amplia a visão de negócios para a Bahia. “Neste evento, percebemos que precisamos demonstrar mais os nossos potenciais de negócios, e, a partir dessa iniciativa, vamos potencializar nosso diálogo e utilizar mais ainda as estratégias digitais que temos para impulsionarmos mais negócios”, afirma o presidente.

Paulo afirma que esse é o primeiro evento internacional de muitos que virão. “Se nesta breve conversa já visualizamos diversas oportunidades, imagina quando começarmos a tratar cada questão específica? A Bulgária tem um potencial enorme na área de tecnologia e de bebidas, como os vinhos, e na área de óleos essenciais, como na produção de óleo de rosa, que apenas 1 grama custa 30 dólares. Isso nos indica que precisamos agregar valor aos nossos produtos”, avalia Cavalcanti.

Durante sua fala, o presidente da ACB fez um contraponto entre a Bulgária e a Bahia. Enquanto o país europeu tem 6 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto (PIB) de 90 bilhões de dólares, a Bahia tem 15 milhões, com um PIB de R$ 115 bilhões. “Nós temos um potencial de crescimento enorme, pois temos um povo trabalhador, a riqueza do nosso Estado é grandiosa”, pontua Cavalcanti.

De acordo com o idealizador do seminário, o advogado Zilan Costa e Silva, o diálogo entre a Bahia e a Bulgária é promissor, tendo o Porto de Salvador como um ponto que pode potencializar mais negócios. “Precisamos estabelecer laços que potencializem os negócios da Bahia, aproveitando as oportunidades que o nosso mar nos oferece, criando rotas mais sustentáveis para escoar nossa produção e pensar na exploração desse mercado”, comenta o advogado.

Dobri Mitrev, presidente da BIA, apresentou dados que demonstram essa potencialidade. A Bulgária importa do Brasil aproximadamente 479 milhões de dólares na área de minérios, café e tabaco, enquanto exportam para o Brasil 46 milhões de dólares em instrumentos médicos e maquinários. O embaixador do Brasil na Bulgária, Paulo Roberto da Fontoura, afirmou que o evento é pioneiro e “marca um importante passo para os negócios entre os dois países”. Já a representante do governo da Bulgária, Nina Pencheva, afirmou que “o Brasil é o maior parceiro comercial da Bulgária da América Latina”, mas que ainda existe um grande potencial a ser explorado na área comercial, como a do ramo de vinhos.

O presidente da Autoridade Portuária da Bahia (CODEBA), Antonio Gobbo, afirmou que a iniciativa ocorre em um momento propício entre os dois países e cita um acordo de cooperação que visa facilitar a circulação de mercadoria entre os dois países, através dos portos de Santos, Paranaguá e de Salvador. Porém, ponderou que é preciso estudar rotas para diminuir o tempo de deslocamento das mercadorias através dos mares. "Existe hoje um potencial relevante para intercâmbio comercial com a Bulgária, principalmente no segmento da indústria de tecnologia e química e de um universo de oportunidades inexploradas para a produção baiana, que se estende muito além de commodities minerais e agropecuários. É preciso conhecer e desenvolver esse mercado e aprimorar as soluções logísticas de forma competitiva. Por isso é que esses seminários e as missões comerciais são tão importantes. Parabéns à direção da ACB pela iniciativa", comentou o presidente da CODEBA.

A representante do BIA, Christina Kasparyan, apresentou todos os potenciais de negócios da Bulgária e é a única entidade que integra o Business Europe, maior confederação de negócios do continente europeu. O país é produtor de maquinários, cereais, produtos farmacêuticos e óleos essenciais.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.