O atraso na construção da Avenida Perimetral da Margem Direita do Porto de Santos, no trecho entre o Macuco e a Ponta da Praia, prejudica a logística do cais santista. Além da perda da oportunidade de um aumento do volume transportado através do modal ferroviário, a demora perpetua o problema que é um velho conhecido de quem trafega pela região: as longas filas de caminhões.
A opinião é do presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), João de Almeida. Segundo ele, o principal impacto da demora na conclusão da obra é a falta de solução para o conflito entre trens e caminhões na região portuária.
“O que sabemos é que o trecho entre a Capitania dos Portos (de São Paulo) e o Armazém 34 já deveria estar pronto e não está. As obras civis do viaduto também estão paralisadas. Removeram os caminhões, derrubaram a antiga Lloydbratti, fizeram escavação e não deram andamento”, afirmou Almeida.
Segundo o presidente do Sopesp, a entidade tem conversado frequentemente com representantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos. “A Autoridade Portuária sabe da importância do projeto para o Porto e o quanto a situação está complicada. Eles estão empenhados em resolver. Aguardamos”, afirmou.
“Além do que a Rumo (operadora ferroviária do Porto de Santos) está fazendo na malha ferroviária, no Corredor de Exportação, se somados, os projetos de dois terminais passam de R$ 1 bilhão. No fim, sem essa obra concluída, fica limitado o aumento da capacidade de transporte ferroviário”, afirmou o executivo portuário.
Fonte: A Tribuna, 12/12/2018.
Share
Read Also Other News
| 01 dez, 2025
Porto de Santana: CDSA registra novo recorde com crescimento nas movimentações em outubro de 2025
Read more
| 01 dez, 2025
Porto de Itajaí assume protagonismo na abertura de novos mercados e no crescimento das exportações catarinenses
Read more
| 01 dez, 2025
ANTAQ inova com aplicação de Inteligência Artificial na Análise de Impacto Regulatório
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.