Processos de privatização de portos e aeroportos não homologados serão reavaliados, diz França
O futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), afirmou nesta quinta-feira (22) ao G1, que as concessões de portos e aeroportos ainda não homologadas passarão pelo "crivo" do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O resultado das concessões à iniciativa privada precisam ser confirmados por meio de publicação no "Diário Oficial da União". Essa publicação, que marca a homologação, oficializa os vencedores do processo de licitatório.

França foi confirmado por Lula como novo ministro da pasta nesta quinta. Ele afirmou que a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e a maioria dos portos do país são lucrativos e que uma concessão ao setor privado precisa ser vantajosa.

“Aonde já foi feito a gente respeita [a concessão]. Agora, há situações que não foram homologadas. As que não foram homologadas vão passar pelo crivo do novo governo, pelos técnicos que tenham a nossa visão sobre isso”, afirmou o futuro ministro.

França disse que os investidores "entenderam" que a vitória do novo governo representa um novo pensamento político.

Segundo ele, a nova gestão “não tem reservas a nada que seja privado”, mas não adota como regra a privatização de “tudo”.

“O que ficou de homologação para. Aí, é claro que ter vai passar pelo crivo do novo governo”, reforçou. “Temos que restabelecer, conversar, mostrar para as pessoas que respeitamos contratos, mas no formato do governo vitorioso”, afirmou França.

Infraero

O futuro ministro afirmou que em sua gestão à frente da pasta a Infraero deverá ser fortalecida. Ele criticou ainda o que chamou de "estigma generalizado" sobre os serviços públicos e defendeu diálogo.

"Tem coisa que é privada e não funciona também. Precisamos aprender a modular isso e não ter problemas de conversar com ninguém".

França também disse que o Brasil precisa de mais aeroportos regionais e defendeu a utilização de aviões de pequeno porte.

"Não podemos trabalhar só com grandes aviões. Os grandes aviões dependem de todo mundo encher, fazer hub. Precisamos ter menores aviões circulando pelo país para dar mais vasão. A meta se a gente chegar perto da época do presidente Lula se voava em quantidade já um grande avanço".

Read Also Other News

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.