Programa de fomento à cabotagem será lançado pelo ministério da Infraestrutura em junho
O secretário-executivo do ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, anunciou, nesta sexta-feira (17), que a pasta deve lançar, em junho, um programa de fomento à navegação doméstica. O anúncio foi feito durante visita ao Porto de Santos, em que conheceu os principais desafios enfrentados pela instituição e as operações com cargas em contêineres, granéis sólidos e líquidos e cabotagem.

Sampaio afirmou que o Brasil tem uma produção significativa e que precisa de fretes competitivos.  “A cabotagem tem mostrado valores abaixo dos de outros modais”, comentou. O secretário-executivo ressaltou que “é um curto prazo de tempo para as melhorias e modernização da gestão do Porto de Santos. A nossa expectativa é que ele seja conhecido não pelo seu tamanho e por sua magnitude, mas também por sua eficiência”.

Para o secretário nacional de Portos, Diogo Piloni, “temos na cabotagem um cenário de transformação das alternativas logísticas no país”. Ele explicou que em 2018 a navegação doméstica cresceu 18% e a meta é triplicar esse percentual. “Para isso, temos discutido uma série de ações que passam pela desburocratização do setor e outras medidas que visam agilizar o tratamento dessa carga nos portos”, afirmou Piloni.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, falou sobre os três eixos adotados para tornar a empresa preparada para abertura de capital. Referindo-se ao fluxo de cargas, mencionou que é importante o equilíbrio de quatro subsistemas - canal de navegação, berços de atracação, armazenagem e acessos terrestres. “Esses investimentos vão ao encontro da meta passada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas de aumentar o número de contêineres transportados pelo modal ferroviário”, afirmou.

Tércio revelou, ainda, que está sendo discutida com o governo do Estado de São Paulo a possibilidade de um terceiro acesso no Sistema Anchieta/Imigrantes.  “Toda essa modernização do Porto de Santos, que a gente chama de gestão 4.0, envolve novas tecnologias, mudanças de processos focadas em tecnologia da informação, controles de automação e uma repaginação da mão de obra portuária da Baixada Santista para prepará-la para atender esta nova realidade portuária. Tudo isso fará com que Santos seja visto não só como o maior, mas como o melhor complexo portuário da América Latina”, disse Tércio.

Segurança - Sobre o Sistema de Segurança Portuária, Tarcísio Gomes de Freitas revelou que a meta é desenvolver um projeto de engenharia, ainda neste ano,para modernizá-lo. Um ponto importante na atualização dos equipamentos será a instalação de câmeras térmicas, que permitem identificar embarcações que abordam outras a contrabordo.

Fonte: Ministério da Infraestrutura, 17/05/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 abr, 2025

Brasil e Chile têm relação consolidada no comércio exterior e seguem avançando na agenda de integração

Read more
Agência Porto
| 23 abr, 2025

Rota que vai ligar Sul, Sudeste e Centro-Oeste ao Pacífico deve começar a operar em 2026, diz Tebet

Read more
Agência Porto
| 23 abr, 2025

Complexo de Suape lança chamada pública de inovação aberta na 29ª Intermodal South America

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.