Queda na exportação de café por Santos vai beneficiar o Porto de Vitória
As exportações de café verde do Brasil despencaram 36,9% em maio, em comparação com o ano passado, para 1,46 milhão de sacas de 60 kg – o menor volume exportado pelo país desde fevereiro de 2004, quando o país embarcou 1,4 milhão de sacas. Os dados são do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé).

O Porto de Santos se manteve na liderança, sendo a porta de saída de 83% das sacas de café do Brasil em maio. Porém, assim como o cenário nacional, o cais santista apresentou uma queda de 11,3% em comparação a maio de 2017. Empresários ainda estão embarcando sacas que ficaram paradas nos armazéns por conta da greve dos caminhoneiros.

"Essa greve atingiu o volume de café que era para ser exportado, cerca de 400 mil sacas. Na realidade, já esperávamos um nível menor que do maio do ano anterior. A greve não apenas atingiu o volume de café embarcado, mas todo o comércio cafeeiro no interior, já que 100% do transporte do produto para o Porto de Santos é feito por caminhão. Tudo ficou parado", diz Moacir Delfim Leite, coordenador da Câmara Setorial de Exportadores de Café da Associação Comercial de Santos.

Vitória

De acordo com ele, o Porto de Santos deverá perder uma parcela da exportação para outros portos brasileiros. "A seca afetou a produção do café conilon. Agora, está voltando a produção e o Brasil começou a ficar competitivo. O Porto de Vitória deve aumentar a exportação do conilon e tirar uma considerável fatia do Porto de Santos. A produção da Bahia e norte do Espírito Santo vai ser exportada por lá. A parcela de Santos deverá cair de 83% (hoje) para até 75%", comenta.

Em maio deste ano, o Brasil exportou um total de 1,7 milhão de sacas de café, com receita cambial de US$ 258,6 milhões. Em relação ao mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 34,7% no volume de café exportado, o que reflete o momento da entressafra da produção, somado aos impactos da greve dos caminhoneiros e das manifestações de diversos setores que ocorreu durante o mês. Já em relação ao mês de abril, a queda foi de 28,3%.

No acumulado, de janeiro a maio de 2018, o Brasil registrou um total de 11.989.057 sacas exportadas, queda de 7,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. A receita cambial também teve declínio, alcançando US$ 1,88 bilhão. Segundo o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes, devido ao período de entressafra, já era prevista uma menor oferta para a exportação, mas os protestos e a greve dos caminhoneiros contribuíram para a queda.

Fonte: Ascom Codesa, 19/6/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.