A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) disponibilizou para os regulados o questionário da 2ª Pesquisa sobre Equidade de Gênero no Setor Aquaviário. O prazo para contribuições se estende até o dia 31 de janeiro de 2025.
A pesquisa, elaborada em conjunto com a Wista Brazil (Women’s International Shipping and Trading Association), foi aperfeiçoada em relação à primeira edição. O levantamento é feito de dois em dois anos.
As atualizações abrangem mais informações sobre os conceitos utilizados, separação entre cargos operacionais e administrativos, além de perguntas específicas para o tipo de empresa respondente.
O questionário, que foi enviado para o regulado entre os dias 5 e 6 dezembro de 2024, leva cerca de 15 minutos para ser preenchido, e a maior parte das perguntas diz respeito à quantidade total de trabalhadores e de mulheres nos diferentes cargos da empresa. O prazo inicial de resposta era dia 15 de janeiro de 2025, porém a ANTAQ decidiu prorrogar a data para o dia 31 de janeiro de 2025.
A pesquisa contempla Empresas Brasileiras de Navegação (EBNs), terminais autorizados, autoridades portuárias, arrendamentos e Órgãos Gestores de Mão de Obra (OGMO). Dúvidas podem ser enviadas para o email PEG2024@antaq.gov.br.
Pesquisa
O primeiro levantamento entregue para a sociedade foi no começo de 2023. A pesquisa, que é fruto de um protocolo de intenções entre a Agência e a Wista Brazil, mostrou que 17,6% do total de vagas no setor aquaviário brasileiro é ocupado por mulheres.
A diretora Flávia Takafashi, que relata o processo sobre o levantamento, explica que o Brasil tem uma participação feminina parecida com a do resto dos países, mas que o objetivo é sempre fomentar a entrada de mais mulheres no setor promovendo a equidade.
Share
Read Also Other News
| 28 abr, 2025
Brasil registra superávit de US$ 2,5 bilhões na 4ª semana do mês abril
Read more
| 28 abr, 2025
Eclusas de Tucuruí (PA) operam em capacidade máxima e reforçam potencial logístico da hidrovia Tocantins-Araguaia
Read more
| 28 abr, 2025
Leilão do terminal portuário vai trazer mais competitividade ao Porto do Rio de Janeiro, um dos mais antigos e estratégicos do país
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.