Recife recebe primeira edição das Caravanas da Inovação Portuária do MPor
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deu início à primeira edição das "Caravanas da Inovação Portuária", em Recife. A iniciativa busca fomentar a inovação nos portos públicos brasileiros por meio de capacitação, networking e troca de experiências entre gestores, empresas, especialistas e órgãos públicos.

O evento acontece em uma parceria entre o MPor, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), o Hub Brasil Export e as Autoridades Portuárias. O objetivo é fortalecer a cultura da inovação no setor, aproximando profissionais e incentivando práticas modernas e eficientes.

Durante a abertura, o diretor de Política Setorial, Planejamento e Inovação da Secretaria-Executiva do MPor, Tetsu Koike, ressaltou a importância de incorporar a inovação como um processo contínuo nas atividades portuárias. “A inovação deve ser constante, promovendo avanços e melhorias no setor”, destacou.

A coordenadora de Inovação da Antaq, Renata Machado, também participou do evento e enfatizou iniciativas da agência, como o Guia de Enfrentamento ao Assédio, desenvolvido em parceria com o MPor. “Esse guia representa um passo significativo para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e seguro”, afirmou.

O evento contou ainda com a participação da equipe de tecnologia do Porto Digital, que compartilhou experiências e detalhou as ações já implementadas na área.

Murilo Machado Chaiben, representante do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, também esteve presente nas discussões. Já Osório Coelho, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, destacou a necessidade de investimentos em equipes nos portos públicos. Segundo ele, “a descentralização de equipes e recursos pode trazer melhores resultados para o setor”. Ele também ressaltou a importância de as empresas conhecerem a Lei do Bem, que oferece incentivos fiscais para companhias que investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.

Outro destaque foi a apresentação do pacto Soul Export, iniciativa detalhada por Karina Martins, do Hub de Inovação Brasil Export. O programa visa fomentar a inovação e o desenvolvimento sustentável nos setores de portos, logística e infraestrutura no Brasil, criando um ecossistema colaborativo entre empresas, startups, instituições acadêmicas e autoridades governamentais. “A proposta é acelerar investimento em tecnologia no setor por meio da inovação aberta e da criação de parcerias estratégicas”, explicou.

Além disso, o sistema Porto Sem Papel (PSP) foi um dos cases de destaque na agenda da manhã. Carlos Tiego Arruda, coordenador do PSP no MPor, apresentou o programa, que foi desenvolvido para desburocratizar os procedimentos de estadia dos navios nos portos brasileiros. O sistema otimiza processos ao integrar, em um único banco de dados, todas as informações necessárias. Atualmente, o PSP já está implementado em 100% dos portos públicos do país.

Representantes da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Porto de Suape, Porto do Recife e Porto de Cabedelo, além dos Ministérios da Micro e Pequena Empresa, da Gestão e Inovação e da Ciência e Tecnologia, trocaram experiências durante a agenda no Porto Digital.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 ago, 2025

Panorama Transportes: primeiro semestre do ano registra alta na movimentação de cargas em todos os modos de transportes

Read more
Agência Porto
| 29 ago, 2025

Comissão debate renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica

Read more
Agência Porto
| 29 ago, 2025

Ministro Silvio Costa Filho autoriza início da dragagem do canal interno de Suape

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.