RECORDE: PORTO DE IMBITUBA REALIZA MAIOR EMBARQUE DE GRANEL SÓLIDO DA REGIÃO SUL DO BRASIL
Desatracou no último domingo (16) do Porto de Imbituba, no sul de Santa Catarina, o navio RIK Oldendorff, com 104.969,88 toneladas de minério de ferro. O volume exportado em um único navio, de aproximadamente 105 mil toneladas, inaugura uma nova era nas operações do Porto catarinense e se consolida como o maior embarque de granel sólido já realizado na Região Sul do país, segundo dados do Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que vêm sendo acompanhados desde 2010. Este é o segundo recorde de embarque no Porto em 2020. A liderança anterior em Imbituba era de 89,5 mil toneladas, conquistada em janeiro.

O cargueiro de bandeira liberiana segue para o Porto de Tianjin, na China. A embarcação conta com 260m de comprimento e 43m de largura. Deixou o porto com 13,5m de calado, que é a distância vertical entre a superfície da água e a parte mais baixa do navio. A embarcação RIK Oldendorff foi atendida pela agência marítima Friendship e a operação foi realizada pela empresa Imbituba Logística Portuária (ILP).

O governador Carlos Moisés considera o bom momento da atividade portuária uma demonstração do potencial que Santa Catarina tem para explorar esse modal. “Estamos qualificando a gestão dos portos catarinenses e os resultados já aparecem. Trabalhamos para marcas importantes como esse recorde do Porto de Imbituba e, principalmente, fazer dos terminais portuários um instrumento para o desenvolvimento de Santa Catarina”, destaca.

Desde 2012, o Porto de Imbituba é administrado pelo Estado de Santa Catarina, através da SCPAR Porto de Imbituba, estatal subsidiária da holding SCPAR, braço empreendedor do estado catarinense. “Estamos alinhados com o governo do estado para propiciar o desenvolvimento econômico sustentável, buscando constantemente melhores condições comerciais para os empreendedores, trabalhadores e a sociedade. Diante desta e das demais conquistas que estamos registrando juntamente à comunidade portuária, vemos dia a dia o cumprimento de nossa missão enquanto estatal de qualificar o Porto de Imbituba para operações cada vez mais eficientes”, avalia Jamazi Alfredo Ziegler, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, autoridade portuária.

Características como a facilidade de acesso ao Porto, com uma ampla bacia de manobras, e a profundidade nos cais têm contribuído para o recebimento e envio de navios com maior capacidade de cargas. Além disso, a flexibilidade operacional e o baixo tempo de espera para atracação são alguns dos excelentes diferenciais do Porto no atendimento às necessidades do mercado.

A carga

O minério de ferro embarcado no Porto tem origem em Imbituba, a partir de um processo industrial de uma extinta indústria carboquímica do município. O produto é utilizado na produção de aço, tintas, entre outras aplicações. Este é o terceiro navio de um projeto de exportação que reiniciou em dezembro de 2019.

Fonte: Informativo dos Portos, 18/02/2020.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.