Reindustrialização do país é prioridade do MDIC, afirma Geraldo Alckmin
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, tomou posse no cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), destacando os compromissos prioritários do órgão com a reindustrialização do país, a expansão do comércio exterior e a revitalização do setor de serviços. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O MDIC volta a existir no governo Lula, com a missão de promover a articulação entre o setor produtivo e o governo federal para formular políticas de desenvolvimento econômico. “A recriação do MDIC é uma medida fundamental para o Brasil retomar o caminho do desenvolvimento”, disse Alckmin. Ele reforçou que “a retomada do crescimento sustentável sob o prisma da justiça social” tem na reindustrialização uma de suas premissas essenciais. O novo ministério, de acordo com o ministro, buscará contribuir para a construção de uma economia “inclusiva, criativa e sustentável, com mais empregos de qualidade e com respeito aos direitos dos trabalhadores”.

“A desindustrialização precoce do país é grave”, afirmou Alckmin, constatação que levou, de acordo com o ministro, o presidente Lula a pedir a formulação, com urgência, de uma política moderna de desenvolvimento industrial para aprimoramento da produtividade e da competitividade do parque brasileiro. A eficácia desse processo, segundo Alckmin, exige a participação ativa do setor produtivo e da sociedade. “É do ambiente consensuado que resultará a política de reindustrialização brasileira”, ressaltou.

Comércio exterior

Sobre o comércio exterior, o ministro reforçou que o país precisa elevar o valor agregado de produtos e serviços, explorar sinergias entre os setores público e privado e dentro do próprio governo. Alckmin citou os benefícios da incorporação da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) ao MDIC, sobretudo na articulação entre o governo e o setor produtivo, algo decisivo para o “reposicionamento da imagem do Brasil no mundo”. Ele assinalou que a integração do Brasil ao mundo passa também pelas importações. “O Brasil recuperará o lugar que merece no comércio exterior”, pontuou.

O ministro observou que 2023 será um ano desafiador para o comércio exterior. Para ele, o aumento da competividade empresarial, a abertura de novos mercados e a inclusão de mais empresas de pequeno porte são o caminho para a superação dos desafios que virão. Alckmin destacou que o país – uma potência agroindustrial – precisa priorizar também os investimentos em alta tecnologia, citando as startups e a tecnologia da informação.

Reforma tributária e agenda ambiental

O ministro apontou que o MDIC contribuirá para a redução do Custo Brasil e para a melhoria do ambiente de negócios, e mencionou a necessidade da reforma tributária. Segundo Alckmin, nos diálogos que tem mantido com representantes do setor produtivo fica evidente a necessidade de “simplificação e avanço” do sistema tributário do país.

O meio ambiente também recebeu atenção especial no pronunciamento de Geraldo Alckmin, que enfatizou a necessidade de o Brasil assumir seu papel de protagonista para a descarbonização da economia global. O ministro afirmou que o desenvolvimento econômico em estreita sintonia com a preservação e valorização do meio ambiente é uma agenda prioritária do MDIC.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 nov, 2025

Ministério de Portos e Aeroportos anuncia novas ações pela descarbonização do transporte marítimo na COP30

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Porto Central e M.A.R.S., Europe A/S anunciam expansão estratégica de iniciativas de desmantelamento e reciclagem de estruturas offshore

Read more
Agência Porto
| 07 nov, 2025

Índice de Desempenho Ambiental será revisado para atender mais parâmetros de ESG

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.