Relações entre Brasil e China podem ampliar comércio de frutas
A Maersk avalia que as negociações comerciais entre Brasil e China aumentaram a expectativa de crescimento do setor de frutas, tanto na exportação quanto na importação. O gerente de produtos da Maersk para a costa leste da América do Sul, Matias Concha, explicou que o Nordeste deve ser a região mais beneficiada caso o país passe a exportar frutas como o melão, que é produzido em estados como Ceará e Rio Grande do Norte. A empresa também enxerga potencial para importação de pêras do país asiático.

Após reuniões entre os presidentes Jair Bolsonaro e Xi Jinping em Pequim, em outubro, e a cúpula dos BRICS em Brasília, no início de novembro em Brasília, a avaliação é que o governo se concentrou em aumentar o comércio com o país asiático. O Brasil assinou nove protocolos com o governo chinês, incluindo um de frutas, envolvendo importação de pêra para o Brasil e exportação de melão para a China.

A Maersk identifica que, há muito tempo, os produtores da região tentam aumentar as exportações para a China, porém é um comércio muito disputado, pois o país mais populoso do mundo geralmente compra frutas dos países vizinhos da região Ásia-Pacífico. "Damos boas-vindas a passos como este em direção a maiores acordos comerciais entre o Brasil e a China, incluindo o fortalecimento e a diversificação da cooperação", disse o diretor comercial da Maersk para a costa leste da América do Sul, Gustavo Paschoa.

As importações da Ásia cresceram 16% no terceiro trimestre frente ao mesmo período de 2018 e 15% em relação ao segundo trimestre. No entanto, os bens de consumo do Oriente Médio e da África caíram 9% e 13%, respectivamente. Segundo relatório trimestral da Maersk, os volumes asiáticos são impulsionados por produtos e aparelhos eletrônicos da China, enquanto as importações europeias são principalmente fertilizantes e cerâmica para o Brasil.

Fonte: Portos e Navios, 29/11/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.