Retomada da Linha Ásia deve elevar movimento do Porto de Itajaí em 20%
O movimento de contêineres no porto de Itajaí deve crescer cerca de 20% com a retomada das operações da Linha Ásia no cais operado pela APM Terminals. O volume pode chegar a 4 mil unidades a partir de abril do ano que vem, segundo estatística divulgada pela Autoridade Portuária. A linha de serviço estará em atividade na margem direita do porto público com 13 navios porta-contêineres dos armadores Hapag Lloyd, NYK, Hamburg Sud, ZIM, UASC e HMM. As rotas passam pela Costa Leste da América do Sul, Malásia, Singapura, China e Coréia do Sul. Os serviços haviam sido paralisados há cerca de dois anos. A primeira atracação está prevista para o dia 9 de setembro.
A volta da Linha Ásia marca o novo momento do Porto de Itajaí, que amanhã (11) retoma as obras dos berços 3 e 4, melhorando sua infraestrutura e inserção na econômica brasileira. “A volta de linha Ásia é extremamente importante neste processo de retomada do crescimento do Porto de Itajaí. Serão 13 navios entrando e saindo de nosso terminal, mais contêineres, mais produtos e mais recursos para a nossa cidade”, comemora o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.


A parceria com a APM Terminals também é considerada importante, tendo em vista o relacionamento comercial realizado não apenas para a volta da linha, mas com armadores de todo mundo. “A APM Terminals Itajaí é um terminal altamente competitivo, eficiente nas operações de cais e com um elevado nível de satisfação dos clientes importadores e exportadores. Oferecemos soluções logísticas de alto valor agregado tanto para armadores, quanto para usuários”, destacou Ricardo Arten, Diretor Superintendente da APM Terminals no Brasil.


A expectativa é de que a retomada da linha e os investimentos em infraestrutura no porto tenham impacto significativo também na economia da cidade, elevando inclusive a movimentação econômica pela geração de oportunidades em terminais retroportuários e empresas transportadoras e pelo incremento das receitas públicas, segundo análise do superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles. “Isso é fundamental para o trabalhador portuário avulso, para os transportadores, para os terminais retro portuários e até incremento da atividade econômica do município, pois o ISS que isso gerará ficará aqui fomentando acréscimo de receita para a nossa cidade”, complementou. Segundo ele, a operação da nova linha se tornará semanal a partir da conclusão da primeira fase das obras da bacia de evolução, em abril do ano que vem.


Fonte: Informativo dos Portos, 11/7/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 17 Abr, 2024

Governo Federal realiza estudos para minimizar impactos da estiagem na região Amazônica

Read more
Agência Porto
| 17 Abr, 2024

ANTAQ detalha projetos de descarbonização no âmbito da Agência na Câmara dos Deputados

Read more
Agência Porto
| 17 Abr, 2024

O arrendamento do MCP01 será tema de audiência pública no começo de maio

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.