Retrofit tecnológico gera dois certificados para a Portos do Paraná
Neste dia 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, a Portos do Paraná recebeu um certificado de doação de 44 mudas de árvores nativas a serem plantadas no bioma vizinho aos Portos de Paranaguá e Antonina. Esse é o resultado da reciclagem de fiações antigas substituídas por um cabeamento de fibra ótica atualizado e que também recebeu outro certificado, com a garantia de 25 anos do fabricante pela excelência em sua instalação. Assim, a empresa pública mantém seu compromisso de aliar tecnologia, modernidade, eficiência e também respeito ao meio ambiente.

“Trocamos todo o cabeamento por um mais moderno, que não é comum. Além de ser certificado, a gente também teve o trabalho profissional de fazer a instalação de forma correta, o que nos deu o direito de ter uma garantia de 25 anos e também o Selo Verde, porque demos o destino correto ao cabeamento anterior com seu devido descarte e conversão em mudas de árvores nativas”, comemorou o diretor de Desenvolvimento Empresarial, André Pioli.

De acordo com ele, esta é mais uma ação que mostra o planejamento e trabalho em equipe na Portos do Paraná. “São certificados importantes e mostram o cuidado da Portos com o meio ambiente e também com os bons equipamentos que colocamos na área de tecnologia e que possuem uma garantia de 25 anos, o que atesta a qualidade do serviço e o profissionalismo da empresa que veio prestar esse serviço. É a Portos do Paraná mais uma vez à frente no desenvolvimento da tecnologia”, destacou o dirigente.

“Foram aproximadamente 900 quilos de material destinados em conformidade com a  legislação ambiental vigente em relação ao gerenciamento de resíduos sólidos, que são premissas que nós da Portos do Paraná executamos através dos nossos contratos, o que reforça um dos aspectos mais importantes para a sustentabilidade e projetos ESG da autoridade portuária. Ficamos muito felizes em receber este certificado hoje e por esta atividade ter gerado a doação de 44 mudas de espécies nativas ao Projeto Florestas do Futuro do SOS Mata Atlântica, é mais uma ação que a empresa desenvolveu de maneira positiva, ainda mais por se comemorar o Dia da Mata Atlântica nesta data”, lembrou Kellyn Carneiro, coordenadora de Planejamento e Licenciamento da Diretoria de Meio Ambiente.

O gerente de Tecnologia da Informação, Claudio Augusto dos Santos, explica que todo esse processo é chamado de retrofit, quando um equipamento ou estrutura já ultrapassado é substituído por um mais moderno.

“Tiramos o cabeamento velho e colocamos o novo tanto na área administrativa quanto na área das balanças operacionais. No nosso edital havia a previsão da garantia do material por parte do fabricante e da instalação correta. Tudo deveria seguir um rito para ser certificado posteriormente e essa certificação ocorreu hoje, quando recebemos o certificado de 25 anos de garantia”, destacou o gestor.

O encontro contou ainda com as presenças do secretário-geral da Presidência, Felipe Gama, do gerente de Desenvolvimento Empresarial, Luciano Rosina, do coordenador de Infraestrutura e Comunicação, José Carlos Bom, do engenheiro Marcelo Marques, da empresa Headnet e também do gerente regional da CommScope, Lúcio Souza.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.