Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) faz balanço do setor portuário e traça metas para 2021
O Ministério da Infraestrutura (MInfra) realizou, nesta terça-feira (16), a Reunião de Avaliação da Estratégia (RAE) Setorial de Portos e Transportes Aquaviários. Promovida pela Secretaria-Executiva, o encontro foi marcado pelo balanço das ações em 2020 no setor, que movimentou 1,151 bilhão de toneladas de cargas – um crescimento de 4,2%. Também foi dado seguimento ao alinhamento estratégico para o alcance dos objetivos da Pasta para o setor em 2021.

Para o secretário Executivo, Marcelo Sampaio, o encontro é essencial para o debate dos projetos previstos para este ano e o alcance dos objetivos do setor. “Mesmo no período de pandemia, o setor portuário mostrou eficiência com os serviços de transporte aquaviário, tanto para a importação quanto para a exportação de produtos. É de suma importância essas reuniões. Por meio de planejamento, disciplina e trabalho vamos continuar garantindo bons resultados para 2021”, avaliou Sampaio.

Entre as deliberações da reunião previstas para 2021, destacaram-se os 17 arrendamentos portuários, entre eles os terminais STS08 e STS08A, voltadas ao armazenamento de granéis líquidos (combustíveis), no Porto de Santos e apontados como a maior licitação portuária realizada nos últimos 15 anos. Também está prevista a desestatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), a primeira a ser realizada no país.

Além disso, foram analisados a estruturação e execução de programas, entre eles os Programas de Arrendamentos Portuários, de Empreendimentos Aquaviários, de Fomento à Navegação Doméstica e de Modernização da Gestão Portuária.

Também entraram nas discussões os bons índices da pesquisa de opinião sobre a infraestrutura de transporte realizada em 2020. Conduzida pela Fundação Dom Cabral, que integra o ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial, o Brasil melhorou 13 posições em eficiência dos serviços portuários.

Além do secretário Marcelo Sampaio, estiveram presentes ao encontro o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, representantes das secretarias Executiva e de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.