Santa Catarina atrai interesse da Espanha para investimentos e parceria internacional
O Governo de Santa Catarina, por meio das secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Executiva de Assuntos Internacionais (SAI), recepcionou a conselheira de Agricultura, Pesca e Alimentação da Embaixada do Reino da Espanha, Elisa Barahona Nieto, em Florianópolis. A visita ao Estado, nesta semana, tem a missão de estreitar laços e impulsionar novos negócios nos setores de portos, logística, pesca e agricultura. Na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), ela também foi recebida pela diretoria da entidade.

A conselheira enfatizou que a logística portuária catarinense e o desenvolvimento tecnológico foram dois fatores que lhe chamaram atenção no Estado. “Os armadores espanhóis que trabalham no Atlântico Sul, de diferentes modalidades, têm muito interesse em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O que já ouvimos sobre os portos catarinenses nos fez entrar em contato com a Secretaria de Assuntos Internacionais e, agora, o nosso principal objetivo é visitar os portos. Além disso, ficamos muito interessados em ver o desenvolvimento tecnológico que o estado de Santa Catarina tem e como ele está sendo”, disse Elisa.

O secretário da SDE, Luciano Buligon, destacou que o Governo de Santa Catarina está de portas abertas para o mercado internacional. “A vinda da representante do governo espanhol ao Estado só reforça este movimento muito importante de aproximação com Santa Catarina, para atração de investimentos e novos negócios”, destacou. Segundo ele, com a implantação do Invest SC, novas oportunidades se abrem para o Estado com a perspectiva de parceiras com países como a Espanha, referência em infraestrutura, agricultura, tecnologia e inovação.

A secretária Executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, destacou a importância de estreitar relações com os investidores. “É necessário ter um canal aberto de comunicação, de informação e de confiança com o corpo consular para que os investidores se sintam seguros para vir pra cá. O InvestSC é essa porta aberta para o empresário que queira conhecer o Estado. Além disso, para que ele tenha a confiança de que Santa Catarina o está apoiando; e nós estamos preparados para receber os investidores e investimentos”, frisou.

De acordo com o diretor de Inovação e Competitividade da Fiesc, José Eduardo Fiates, existe forte interesse em avançar no intercâmbio comercial e tecnológico na área do agronegócio, integrando com o setor industrial, principalmente, na parte de automação e controle. “A Espanha tem desenvolvido um trabalho intenso na produção de vegetais, legumes e hortaliças em sistemas em estufas de grande porte e automatizado uma área que Santa Catarina precisa e quer avançar. E a pesca na Espanha é muito desenvolvida; o país é o segundo maior consumidor mundial de pescados, com grande capacidade produtiva”, acrescentou Fiates.

Interessada na tecnologia catarinense, na inovação em agricultura e na logística de portos, a conselheira, que também esteve na Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e na Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, ainda irá visitar o Perini Business Park e Ágora Tech Park, em Joinville, e os portos de Itapoá, Laguna e Imbituba.

Read Also Other News

Agência Porto
| 23 out, 2025

Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto de Paranaguá

Read more
Agência Porto
| 22 out, 2025

Terminal de offshore no Rio e de passageiros em Maceió são arrematados em leilão

Read more
Agência Porto
| 22 out, 2025

Corrente de comércio brasileiro supera os 500 bi no acumulado do ano

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.