Santos fecha temporada de cruzeiros com alta de 19%
A temporada de cruzeiros em Santos termina no sábado (13), com a saída do navio Sirena, da Oceania Cruises. Com aumento de cerca de 19% no número de passageiros e números positivos por três anos consecutivos, o setor mostra otimismo para a próxima temporada.

Entre novembro passado e março, passaram pelo Terminal de Passageiros Giusfredo Santini 603 mil viajantes, entre embarque, desembarque e trânsito, segundo o Concais. A expectativa inicial da administradora do local era de alta de 12%.

De acordo com o secretário de Turismo de Santos, Odair Gonzalez, “esta foi uma das melhores temporadas dos últimos dez anos. A rede hoteleira está muito satisfeita com as altas taxas de ocupação”.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), acredita que a cidade “vai se consolidando como grande capital de cruzeiros do país, e o grande desafio que nós temos é que possamos fixar esse turista na cidade, desenvolvendo atrativos, buscando ofertar passeios e atividades”.

O presidente da Clia Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, afirma que esta temporada ficou muito próxima de ter 100% de ocupação nos navios. “Temos três temporadas seguidas de crescimento, o que mostra que isso já é uma tendência. Para o próximo ano, esperamos um crescimento mínimo de 6%”, pondera.

Desafios

Para o Concais, a maior dificuldade da temporada, que contou com 100 escalas e teve o recorde de três navios no mesmo dia, chegando a 26 mil passageiros circulando por suas dependências, foi administrar a operação de um navio com 5 mil pessoas, o MSC Seaview. Mesmo com as ocorrências de sarampo abordo e bloqueios vacinais, a empresa afirma que conseguiu fazer a operação “dentro da normalidade”.

Para melhorar o cenário dos cruzeiros, Ferraz aposta nas conversas com o Poder Público. Em fevereiro, a entidade esteve reunida com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para tratar da redução do custo operacional da atividade, a fim de atrair mais navios e aumentar a oferta de transatlânticos no país.

O setor pede que o Governo reduza impostos, como PIS e Cofins do combustível das embarcações, taxas operacionais e trate da melhoria da infraestrutura na área.

Por nota, o Ministério do Turismo afirma que “demandas do setor de cruzeiros ainda se encontram em processo de negociação entre o ministério e a equipe econômica do Governo”.

Outro navio virá; estado quer participar

O Concais não antecipa detalhes da próxima temporada. Apenas informa, por nota, que isso será divulgado “oportunamente”.

De certo, há a chegada de mais um navio que passará pelo cais santista. Além dos navios Fantasia, Poesia e Seaview, a MSC também trará o Sinfonia, depois de um intervalo de dez anos. Terá embarques em Santos e Itajaí (SC), totalizando 117 mil cabines ao longo da temporada e estabelecendo um recorde para a armadora na região.

Outra mudança que pode fazer diferença é o aumento do número de dias da temporada. A Costa Cruzeiros já anunciou que vai aumentar em 22 dias sua operação, com saídas no período da Páscoa de 2020.

Estado

O Governo do Estado também avalia investir em ações para reforçar o turismo de cruzeiros. Para isso, encomendou um estudo à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“São Paulo tem muito mais para dar. Uma temporada de cruzeiros pode ter o dobro ou o triplo do que se tem aqui. É uma visão diferente de ter grandes atrativos, até na hora em que se chega ao próprio cais, que é o que se chama de waterfront. Aqui merecemos um destes de altíssimo nível, igual ao que existe na Noruega”, diz o secretário executivo de Turismo do Estado, Marcelo Lima Costa.

O presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, também aposta na concessão do aeroporto de Guarujá como forma de aumentar o número de passageiros nos cruzeiros que saírem de Santos. “Hoje, a chegada ao Porto ainda é alvo de reclamações de muitos cruzeiristas, pois a logística ainda é muito complicada”, comenta.

Fonte: A Tribuna, 08/04/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil e China firmam parceria estratégica para integração ferroviária continental

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.