Secex lança monitor que mostra desempenho e tendências do comércio exterior
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério da Economia (ME) lançou em sua página na Internet o Monitor do Comércio Exterior Brasileiro. Essa nova ferramenta contém indicadores que permitem avaliar, de maneira simples, o desempenho do comércio exterior sob diversos ângulos e proporciona uma visão mais completa dos movimentos e tendências, em adição às informações já disponíveis na página de Estatísticas de Comércio Exterior.

O Monitor traz novos índices, como o quantum – que mede volumes comercializados – ajustado sazonalmente, o que permite uma observação mais acurada dos movimentos recentes, ao eliminar efeitos sazonais que afetam os fluxos de mercadorias, como períodos de safra, feriados e finais de semana. Assim, o público poderá observar os movimentos mais recentes e reais de exportação e importações por destino e origem e por grupos de produtos.

As informações serão atualizadas mensalmente, de modo a proporcionar uma visão qualificada dos dados para os mais diversos consumidores – desde pesquisadores até consumidores mais pontuais da informação.

Navegação intuitiva

A navegação na ferramenta é intuitiva e conta, por exemplo, com um mapa de calor responsivo, de acordo com os termos escolhidos pelo usuário para completar a seguinte pergunta: “Quanto o (volume/preço)das (exportações/importações/termos de troca) mudou no comparativo (mês anterior/mês do ano anterior/acumulado no ano/acumulado nos últimos 12 meses) com destino a(ao) ____?”

Possui também um informativo completo, que descreve os principais resultados que influenciaram os volumes e preços exportados e importados pelo Brasil. São apresentadas, ainda, as exportações e importações em valores totais mensais e trimestrais ajustados.

O usuário poderá consultar índices de preço e quantum com os seguintes critérios:
– Agregados mensais, trimestrais e anuais;
– Mensal detalhado por país;
– Mensal detalhado por blocos econômicos;
– Mensal detalhado por unidade da Federação;
– Mensal detalhado por Classificação por Grandes Categorias Econômicas (CGCE) (maior nível)
– Mensal detalhado pela International Standard Industrial Classification/ ISIC (seção e divisão)

Todas as categorias cobertas pelos índices contêm notas metodológicas na própria página, gráficos para melhor interpretação, além de tabelas e dados abertos para download.

Com a oferta dessas informações, o Monitor permite aprofundar a análise em questões mais apuradas que envolvam o comércio exterior, tais como:
– Qual foi o resultado (crescimento, queda ou estabilidade) do quantum exportado para um parceiro comercial?
– Como os termos de troca do Brasil se comportam ao longo do tempo com o mundo ou com um parceiro comercial?
– Qual ou quais países ou blocos econômicos mais contribuíram para o quantum total exportado?
– Qual ou quais categorias ou setores da economia mais contribuíram para o quantum total exportado?

Segundo o secretário de Comércio Exterior do ME, Lucas Ferraz, o lançamento de mais esta ferramenta está de acordo com a política de transparência e adequação às melhores práticas internacionais da Secex para compilação e disseminação das estatísticas de comércio exterior. “Para a construção do Monitor, a Secex implementou as melhores técnicas e padrões utilizados nas agências oficiais de estatísticas tanto no Brasil quanto no mundo”, explica.

Confira o Monitor do Comércio Exterior Brasileiro.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.