A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizará, dia 30 de janeiro, uma apresentação para aprofundar o uso de dados que fortalecem a regulação e a tomada de decisões no setor. Trata-se do Seminário de Informações Aquaviárias, que ocorrerá no plenário da Agência, em Brasília (DF), mas que será transmitido também pelo canal da ANTAQ no Youtube. A abertura contará com a presença do Diretor-Geral, Frederico Dias.
No evento, serão apresentados três painéis diferentes e estratégicos para compreensão do setor: o Painel Estatístico Aquaviário, os Painéis de Instalações Privadas - onde há o Painel Principal e o de Publicações, além do Painel de Outorgas da Navegação. A ideia é apresentar para o público externo e interno - incluindo os novos servidores empossados no último concurso, o potencial que cada um desses painéis tem: “Nós temos muito material, muita informação que não é trivial. Tem servidor antigo que não conhece os painéis com profundidade, então, um dos objetivos é trazer luz a essas ferramentas que auxiliam na análise do setor, na análise de desempenho operacional e conhecimento sobre os fluxos aquaviários”, pontuou o idealizador do Seminário, o Superintendente de Estudos e Projetos Aquaviários, Eduardo Queiroz.
ESTATÍSTICO AQUAVIÁRIO
Ele é o repositório de informações operacionais do setor. Com o Estatístico Aquaviário, pode-se entender a dinâmica nacional da área, seja nas navegações ou nos terminais regulados pela Agência. Por meio do Estatístico, a ANTAQ opera com excelência em sua função de fiscalização, além de instrumentalizar suas ações com maior precisão: “É uma ferramenta de trabalho que minimiza assimetrias de formação e gera conhecimento sobre setor e, também, trabalha como farol para o desenvolvimento de políticas públicas do setor aquaviário”, disse Queiroz.
OUTORGAS DE NAVEGAÇÃO
É um painel que possui uma função dupla: serve para facilitar o acesso dos servidores ao agregado de informações das empresas brasileiras de navegação e suas respectivas frotas, além de permitir aos usuários e operadores a dinâmica das navegações comerciais reguladas pela Agência. Por meio dessa ferramenta é possível extrair padrões, entender as dinâmicas dessas empresas e das navegações - inclusive as navegações voltadas ao transporte de passageiros. Com esse painel, o interessado obtém informações sobre todas as linhas, operadores e embarcações disponíveis - o que acaba se tornando uma grande ferramenta para os usuários, principalmente os passageiros, que terão conhecimento sobre as linhas existentes, embarcações e seus respectivos dias e horários. Já as empresas de navegação, conseguem acompanhar as movimentações do mercado, buscando subsídios para melhor competir e fornecer melhores serviços.
PAINÉIS DE TERMINAIS PRIVADOS
Trata-se de dois painéis que buscam fornecer um conjunto de informações sobre os terminais privados regulados pela ANTAQ. Além de ser um instrumento de transparência ativa aos pedidos de novos terminais privados e aos registros de instalações portuárias, nessas ferramentas encontram-se as principais características dos terminais como, por exemplo, o perfil de carga autorizado e o investimento previsto. “Tanto o painel de Outorgas de Navegação e quanto o de Instalações Portuárias são instrumentos que auxiliam usuários internos e externos a melhor compreender o setor aquaviário nacional. Os dois painéis de instalações privadas também são voltados para o acompanhamento processual dos pleitos sob análise ou já finalizados pela Agência. Eles disponibilizam, ainda, um conjunto de informações sobre essas instalações, o que facilita a análise do MPor e atrai olhares de potenciais interessados nas instalações”, concluiu o Superintendente.
SERVIÇO:
Seminário de Informações Aquaviárias
EVENTO HÍBRIDO
DATA: 30 de janeiro
HORÁRIO: 9h às 12h
. Participação presencial: Plenário da Agência – Brasília (DF)
. Participação Virtual: Canal da ANTAQ no YouTube
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura
Frederico Dias, Diretor-Geral da ANTAQ
9h15 - Painel de Outorgas da Navegação
Eduardo Queiroz, Superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários (SEPH)
10h – Painel Estatístico Aquaviário
Aníbal Durães, Chefe da Divisão de Painéis e Publicações (DPP/GEA/SESGI)
11h - Painel de Instalações Privadas e Painel de Publicação
Eduardo Queiroz, Superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários (SEPH)
Share
Read Also Other News
| 26 jan, 2026
Decreto cria Zona de Processamento de Exportação no Pará
Read more
| 26 jan, 2026
Infra S.A. abre consulta pública de 18 normativos ambientais com regras para grandes obras e licenciamento ambiental de empreendimentos de infraestrutura
Read more
| 26 jan, 2026
Porto de Santos avança para se tornar referência global em logística verde e conectada
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.