Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas
Os dados estatísticos que a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) apresenta para o ano de 2025 mostram um crescimento significativo nos índices quando comparado ao mesmo período de 2024. Números registrados entre janeiro e dezembro de 2025 trazem uma movimentação de 1,4 bilhão de toneladas de cargas, enquanto que, no ano retrasado, esse mesmo dado foi de 1,32 bilhão - representando um crescimento, portanto, de 6,1%. Essas são as informações do Desempenho Aquaviário 2025, divulgado nesta terça-feira (10), na sede da autarquia, em Brasília/DF.  

Em seu discurso de abertura, o diretor-geral da ANTAQ, Frederico Dias, destacou a importância do Painel: “É mais um recorde no setor aquaviário. Não se trata de um bom momento pontual, mas de uma trajetória de crescimento do setor, que reflete a maturidade institucional do país e da atuação da ANTAQ”. E completou: “Ao divulgar esses números, a Agência reforça seu papel técnico de fornecer informações úteis e confiáveis para que o setor privado possa planejar e tomar as melhores decisões”. 

Movimentação de mercadorias 

Desde o início da série histórica do Estatístico Aquaviário da ANTAQ, o minério de ferro ocupa a primeira posição em mercadorias exportadas por peso bruto. Em 2025, foram movimentadas 425,8 milhões de toneladas desse produto, sendo que, desses, 406,2 milhões embarcadas no longo curso. Além do minério de ferro, ênfase também para soja, com movimentação de 139,7 milhões de toneladas e crescimento de 14% a mais em relação a 2024, para o gás de petróleo, com 5,8 milhões de toneladas movimentadas e crescimento de 10,4% e, ainda, adubos (fertilizantes), com  49,3 milhões de toneladas, representando um aumento de 10% no comparativo 2024-2025.  

O mês de dezembro de 2025 teve seu registro finalizado agora em fevereiro de 2026, junto com o fechamento do balanço anual: 119 milhões de toneladas movimentadas, um aumento de 14,2% em comparação ao mesmo período de 2024. 

Recorde nos portos 

Os portos públicos cresceram 4,5% e chegaram a 497 milhões de toneladas de cargas. Merece destaque aquele que teve maior crescimento relativo entre as 20 instalações portuárias com maiores movimentações: Porto de Santarém (PA), com 18,5 milhões de toneladas movimentadas, representando uma alta de 13,2% em comparação a 2024. 

O Porto de Santos (SP) manteve-se como a instalação pública com a maior movimentação de cargas do país. Em 2025, o porto paulista movimentou 142,8 milhões de toneladas, volume 3% superior ao registrado em 2024. 

Consolidação de contêineres 

Movimentação recorde das cargas conteinerizadas: foram 164,6 milhões de toneladas, um crescimento de 7,2% quando comparado com o mesmo período de 2024.  

Em TEUs, a movimentação chegou a 15,3 milhões, com crescimento de 10,2%. Desse total, 10,4 milhões foram movimentados em longo curso e 4,8 milhões por cabotagem. 

Cargas e Navegação 

Em relação à carga geral solta, a movimentação atingiu 65,8 milhões de toneladas, um crescimento de 0,8%. Os granéis sólidos movimentaram 839,7 milhões de toneladas de cargas (aumento de 6,3%) e os granéis líquidos chegaram a 333 milhões de toneladas de cargas (aumento de 6,1% quando comparado à 2024). 

Já a movimentação de cargas de longo curso foi de 1,01 bilhão de toneladas no ano de 2025 (+6%). A cabotagem alcançou uma movimentação de 303,7 milhões de toneladas (+3,4%), enquanto que a navegação interior chegou a 91,3 milhões de toneladas, um crescimento de 19,7% no comparativo 2024-2025. 

Terminais Privados 

Os terminais autorizados alcançaram uma movimentação de 906,1 milhões de toneladas de cargas - um aumento de 7% se comparado ao mesmo período de 2024. Na categoria, destaque para Porto Sudeste do Brasil S/A (RJ), que deteve o maior crescimento relativo entre as 20 instalações com maior movimentação em 2025: 30,6 milhões de toneladas e aumento de 23,8%.  

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), apesar da queda de 2% na movimentação em comparação com 2024, permaneceu como o TUP com maior volume movimentado em 2025, ao alcançar 172,4 milhões de toneladas. 

Movimentação Futura 

A ANTAQ divulgou a expectativa de movimentação portuária para os próximos anos. Os estudos indicam que a movimentação alcançará 1,44 bilhão de toneladas em 2026, um crescimento de 2,7% em relação a 2025.  

A Agência espera que a tendência de alta na movimentação portuária continue pelos próximos anos. Em 2030, estima-se que o setor portuário nacional movimente 1,59 bilhão de toneladas. 

Painel Estatístico  

O Painel Estatístico Aquaviário está disponível no site da Agência para consulta dos indicadores por tipo de operação, perfis de carga, instalações portuárias e muitos outros filtros. O recurso também pode ser acessado por smartphones e tablets.  

Despedida da Flávia Takafashi   

Ao final do evento, houve a cerimônia de despedida da Flávia Takafashi. Servidora da Agência desde 2010, Flávia Morais Lopes Takafashi deixa o cargo de diretora da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (ANTAQ), oficialmente, dia 18 deste mês. A advogada e mestre em Direito voltará ao seu cargo de origem, Especialista em Regulação de Transportes Aquaviários, após cinco anos de liderança. 

Flávia é a primeira mulher indicada pela Presidência da República a ocupar a diretoria da Antaq. Sua gestão foi marcada pela abertura de diálogos, avanços em projetos e decisões técnicas acertivas - sem contar com a relevante atuação e preocupação com a representatividade feminina no setor aquaviário, área predominantemente masculina. Que para o lançamento do Guia de Enfrentamento ao Assédio, um trabalho inédito de relevância que, em 2023, proporcionou à Agência um prêmio da Organização Marítima Internacional (IMO).  

“Eu me despeço com gratidão do cargo de diretora da ANTAQ, Agência que tanto representa para o Brasil e para a economia do país. O setor portuário e aquaviário é um vetor de competitividade, integração e soberania capaz de conectar o Brasil ao mundo e gerar desenvolvimento econômico e social em escala nacional. Aprendi que uma boa caminhada se constrói pelo somatório de histórias - e cada uma delas que compartilhamos é uma semente de mudança”, disse Flávia.

Read Also Other News

Agência Porto
| 11 fev, 2026

FIERN debate com a Codern oportunidades para transporte de cabotagem no Porto de Natal

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Novo sistema meteorológico da Portos do Paraná amplia segurança e eficiência das operações portuárias

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

APS obtém ampliação do Porto de Santos em 56% de áreas terrestres

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.