Setor defende privatização do Porto Barra do Riacho (ES)
A área portuária de Barra do Riacho, em Aracruz, no Espírito Santo, foi pauta de um dos principais debates durante o seminário “Desenvolvimento dos Portos no Brasil”, realizado em Vitória (ES).

Para a Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), a implantação de um modelo condominial privado, abrangendo todas as estruturas e edificações da área vai garantir os investimentos necessários no setor portuário da região. “No modelo de privatização, as necessidades de investimentos em infraestrutura facilitadas trazendo ganhos de produtividade e desenvolvimento para toda a região. A liberdade de investir é a principal ferramenta da livre iniciativa. O Brasil precisa apostar mais nisto”, argumentou o presidente da entidade, Murillo Barbosa.

O posicionamento da ATP foi feito em contraponto às declarações do presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Luis Cláudio Montenegro. Na visão do gestor da Codesa, a recomendação seria instalar um novo modelo administrativo, a partir da integração, seguida da concessão, de toda a área do porto organizado, onde estão incluídos cais, docas, pontes e píeres de atracação e de acostagem, armazéns e edificações em geral. Por sua vez, Murillo destaca que, para esta proposta, é preciso saber como será a alienação dos bens públicos.

Destaca-se que o terminal especializado PortoCel – um dos maiores Terminais Portuários de Uso Privado (TUPs) – está localizado em Barra do Riacho.

Fonte: Revista OE, 9/4/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.