Sinal verde para início das obras de Porto Central no ES
O Porto Central, empreendimento da TPK Logística e do Porto de Roterdã, recebeu o sinal verde para iniciar as obras em Presidente Kennedy, no Sul do Estado. Nesta quinta-feira (01), o Ibama emitiu a licença de instalação (LI), que é válida pelo período de seis anos. O aval do órgão aconteceu um dia antes do que estava previsto.

Com a autorização do órgão ambiental, a previsão é de que a construção do terminal seja iniciada em 2019, segundo o CEO do Porto Central, José Maria Vieira Novaes. De acordo com ele, antes das obras é preciso realizar alguns preparativos, como o atendimento a condicionantes ambientais.

Novaes explicou que com a licença em mãos, fica mais fácil os investidores realizarem a prospecção de clientes e buscarem financiamento para o empreendimento, cuja primeira fase está orçada em R$ 3,5 bilhões.

O negócio vai gerar 4,7 mil empregos durante a construção, e outros 2 mil na operação, prevista para 2022. Com 20 milhões de metros quadrados, dez quilômetros de berços e píeres, e até 25 metros de profundidade, o Porto Central irá colocar o Espírito Santo na rota dos maiores navios do mundo, com até 400 mil toneladas de capacidade. Para Novaes, um dos diferenciais do projeto é a infraestrutura ofertada para a instalação de indústrias na área licenciada.

“Além da infraestrutura portuária, vamos prover água, esgoto e energia elétrica. É mais que um porto, é um grande condomínio, com vocação industrial, que vai acelerar e simplificar o processo de licenciamento dos clientes. Vamos garantir uma operação segura, confiável e de alto padrão, seguindo o exemplo do Porto de Roterdã, maior porto da Europa”, detalhou.

O governador Paulo Hartung comemorou a notícia. “O Estado teve uma grande vitória. Esse projeto tem sócios brasileiros e sócios estrangeiros. Então, a licença ambiental é importante porque permite alavancar recursos para o início dessa grande obra. Além disso, nós precisamos ancorar no Sul do Estado um empreendimento como esse, que seja a base de um novo ciclo econômico”, afirmou.

O presidente da Findes, Léo de Castro, também reforçou a importância do empreendimento e frisou que ele irá ajudar a minimizar os gargalos logísticos históricos do Estado. “O Porto Central representa um novo momento para a economia capixaba e para o Brasil. É um projeto de grande magnitude, que traz o ‘estado da arte’ em operação portuária para o Espírito Santo. Além de movimentar nossa economia e gerar oportunidades, o Porto Central vai atrair novos investimentos nos próximos anos”, destacou o presidente.

Fonte: Gazeta Online, 2/3/2018.

Read Also Other News

Agência Porto
| 09 mai, 2025

Governo quer leiloar ferrovia EF-118 ainda neste ano, diz ministro

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Nova rota marítima entre Brasil e China pode reduzir custos logísticos em 30%

Read more
Agência Porto
| 09 mai, 2025

Porto de Itajaí ganha nova linha com conexão ao Mercosul

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.