SPA passa a integrar a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo
A Santos Port Authority (SPA) acaba de ingressar na Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Com a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global também assumiu a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda.

O presidente da SPA, Fernando Biral, afirma que a adesão ao Pacto Global integra a agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa, na sigla em inglês), que ganhou centralidade na condução da Companhia, com uma liderança comprometida e inovadora. “Estamos felizes em fazermos parte dessa ação em prol das pessoas e do Meio Ambiente. Como participante do Pacto Global, a SPA se propõe a zelar pelos princípios universais, seguindo a meta de se tornar cada vez mais sustentável, global e inovadora”, disse o executivo. A SPA solicitou a adesão ao Pacto Global em junho.

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá aos membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da SPA com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área. Também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS. Com mais de 15 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1100 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Agora, a SPA definirá as plataformas de ação que nortearão suas iniciativas vinculadas ao planejamento estratégico 2021-2025 da Companhia. Quem adere ao Pacto Global como participante tem direito a integrar até quatro das sete plataformas disponíveis. Segundo Biral, a SPA formalizará a opção por quatro delas: “Ação pela Água”, “Ação pelo Clima”, “Ação contra a Corrupção”, e “Ação para Comunicar e Engajar”.

Ao integrar o Pacto Global a SPA se compromete a reportar anualmente o progresso em relação aos Dez Princípios. Assim, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. As empresas que quiserem fazer parte, podem encontrar mais informações em www.pactoglobal.org.br

Read Also Other News

Agência Porto
| 21 mai, 2025

ANTT convida sociedade para debater índice que mede saturação das ferrovias brasileiras

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Mesmo na entressafra, Brasil não consegue embarcar 737,7 mil sacas de café em abril

Read more
Agência Porto
| 21 mai, 2025

Prefeito Bala Rocha participa de audiência no Ministério dos Portos para tratar de investimentos estratégicos no Porto de Santana

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.