SPA suspende aplicação de novas tarifas no Porto de Santos até abril
A Santos Port Authority (SPA), empresa que administra a infraestrutura pública do Porto de Santos, decidiu suspender até dia 31 de março próximo a vigência da Tabela I da nova estrutura tarifária, que havia entrado em vigor no dia 1º de fevereiro. Com isso, as novas tarifas do Porto de Santos passarão a valer apenas no dia 1º de abril.

A decisão foi publicada na sexta-feira (18). As novas tarifas do Porto de Santos foram aprovadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2021 e seriam adotadas em duas etapas (1º de fevereiro e 1º de abril).

A Tabela I se refere-se à infraestrutura de acesso aquaviário (ou seja, remunera a Autoridade Portuária pelo uso do canal de navegação por parte dos navios que acessam o Porto) e havia entrado em vigor na primeira fase. As demais tabelas referem-se à infraestrutura terrestre, de acostagem, e demais serviços prestados pela Autoridade Portuária. Com a suspensão, todas as Tabelas vigerão a partir de 1º de abril.

A suspensão foi autorizada pela Antaq e visa manter o equilíbrio das cobranças em relação aos usuários do Porto, uma vez que houve decisão judicial que concedeu para apenas os associados de uma entidade o direito de pagar a nova tarifa em 1º de abril. Esta isonomia na cobrança é um dos eixos centrais da reestruturação tarifária idealizada pela ANTAQ, e visa evitar subsídios cruzados entre as diversas tipologias de carga.

A nova estrutura tarifária reajusta em 13,19% na média receita tarifária do Porto de Santos, corrigindo parcialmente a defasagem histórica nas tabelas, congeladas desde maio de 2018. Na prática, o aumento será bem abaixo da inflação medida pelo IPCA, que no período (junho de 2018 até dezembro de 2021) ficou em 22,85%.

Conforme determina a Resolução da Antaq, o reajuste é exatamente o necessário para que, nos próximos 36 meses, o total de receitas tarifárias e patrimoniais do Porto de Santos seja equivalente ao total de custeio mais investimentos para expansão e modernização da infraestrutura comum.

Read Also Other News

Agência Porto
| 11 fev, 2026

FIERN debate com a Codern oportunidades para transporte de cabotagem no Porto de Natal

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Novo sistema meteorológico da Portos do Paraná amplia segurança e eficiência das operações portuárias

Read more
Agência Porto
| 11 fev, 2026

Setor aquaviário brasileiro movimentou, em 2025, 1,4 bi de toneladas

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.