Considerando a importância do oceano e do meio marinho para Suape, a Semana do Meio Ambiente do Complexo Industrial Portuário está com programação voltada para o tema ao longo desta semana. Nesta segunda-feira (07), aconteceu o lançamento do selo anual "Amigo do Oceano" com os representantes dos terminais arrendatários do atracadouro.
Os eventos estão em consonância com a Década dos Oceanos, movimento mundial que tem a finalidade de unir esforços de todos os setores relacionados ao mar para promover a conscientização em busca da preservação do ecossistema marinho, além de criar as condições necessárias ao desenvolvimento sustentável, com o fortalecimento da gestão de oceanos, ilhas e costas em benefício da humanidade.
"O selo digital, com validade de um ano, será concedido aos terminais comprometidos com os cuidados com o ecossistema marinho e estuarino e com a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015. É mais uma importante ação para celebrar a Semana do Meio Ambiente e reforçar nosso compromisso de equilíbrio entre o crescimento econômico e a preservação da natureza, incentivando as boas práticas ambientais também entre nossos parceiros", pontua o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão.
No total, serão avaliados 22 critérios que contemplam a gestão ambiental, incluindo o consumo de água e energia e práticas de combate ao lixo no mar. Ao longo desse mês, os terminais serão formalmente convidados pela administração do porto a pleitear a certificação de sustentabilidade de suas operações. O resultado da concessão do selo de 2021 será divulgado em novembro e os terminais terão até agosto para encaminhar a documentação que preencha esses critérios à administração de Suape, localizado no município de Ipojuca, no Grande Recife.
"2021 tem um apelo importante para os oceanos, pois é o ano em que se inicia a Década dos Oceanos. Suape não poderia deixar de chamar a atenção para o tema, já que, como porto que engloba o setor público e privado, navega em direção à preservação, contribuindo para um meio aquático saudável, resiliente, seguro, sustentável e produtivo", declara o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da estatal portuária, Carlos Cavalcanti.