Suape realiza missão no Sudeste Asiático para ampliar investimentos e atrair novas rotas marítimas
Enquanto o Brasil ainda respira o clima do Carnaval, Suape concentra suas atenções na prospecção de novos negócios do outro lado do mundo. O complexo industrial portuário está em evidência no Sudeste Asiático, em missão comercial em Singapura, Malásia e Indonésia, a convite do Instituto Ásia-Pacífico. A missão tem apoio institucional da Frente Parlamentar Mista Brasil-ASEAN do Congresso Nacional e do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty).

A missão comercial, batizada Suape-Brasil-ASEAN, é um desdobramento da reunião que aconteceu em Brasília, em dezembro de 2025, quando o diretor-presidente do complexo, Armando Monteiro Bisneto, assinou termo de cooperação com a Frente Parlamentar. Na expectativa de estreitar relações com o Sudeste Asiático, o gestor apresentou as potencialidades do complexo a embaixadores do bloco econômico, representantes do Ministério das Relações Exteriores, parlamentares, empresários, entre outras autoridades. 

Armando Bisneto viajou para a região acompanhado do diretor Jurídico de Suape, João Paiva, e do assessor especial da presidência, Alexandre Cardoso. A comitiva é integrada ainda pelo secretário da Frente Parlamentar Mista, Alex Kawano, que é responsável pela condução estratégica da missão e atua como intérprete nas agendas oficiais e encontros institucionais.

O gestor da estatal portuária informou que tem estratégia bem definida para ampliar investimentos, diversificar mercados e atrair novas rotas marítimas para Suape, o 6º porto público mais movimentado do país. “Vamos mostrar que já temos linha marítima direta para a Ásia, além de todos os projetos estruturantes, nossa infraestrutura (atual e futura) e destacar o novo ciclo de desenvolvimento do complexo. Detalharemos a chegada de grandes investimentos, a construção do terminal de cargas e de  contêineres da APM Terminal (o mais moderno da América Latina), a chegada de duas fábricas de e-metanol e os avanços no segmento da transição energética”, destacou. 

Dados do Anuário Estatístico 2025 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) apontam que, entre origens e destinos de cargas movimentadas nos portos brasileiros, a ASEAN já aparece em quarto lugar. E é nesse nicho de mercado que Suape foca suas prospecções. Além de Singapura, Malásia e Indonésia, o bloco econômico, apontado como um dos mais pujantes do mundo, é formado pelo Timor Leste, Camboja, Brunei, Laos, Myanmar, Filipinas, Vietnã e Tailândia.

Read Also Other News

Agência Porto
| 08 abr, 2026

Porto de Santos prioriza navio de combustível para enfrentar efeitos da guerra

Read more
Agência Porto
| 08 abr, 2026

Portos do Paraná investe R$ 8,6 milhões em vias de acesso ao Porto de Paranaguá

Read more
Agência Porto
| 08 abr, 2026

Transporte entre portos brasileiros movimentou 1,85 milhão de toneladas na região Norte em janeiro

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.