Suape tem aval para navios de maior porte
Uma das demandas mais importantes para conseguir licitar o segundo terminal de contêineres (Tecon 2) do Complexo Industrial Portuário de Suape era viabilizar a entrada de navios de contêineres de maior capacidade no ancoradouro. Ontem, foi anunciado que a Marinha do Brasil autorizou o porto a receber os navios regulares porta contêineres com as maiores dimensões disponíveis na América do Sul, além de embarcações previstas para chegar ao Brasil no início do próximo ano.

A partir de agora, com o estudo apresentado, Suape precisará resolver algumas questões operacionais, que devem ser concluídas de três a quatro meses. “Passamos pela aprovação mais difícil. Agora, iremos resolver algumas questões mais simples, como a implantação de um sistema de controle de calado dinâmico e realização de treinamentos com os profissionais. Depois estaremos prontos para receber navios maiores”, explicou o presidente do Porto de Suape, Leonardo Cerquinho, ao complementar que o complexo se torna mais competitivo. “Esse é um ponto nevrálgico para o Tecon 2, caso contrário, não conseguiríamos servir como um hub”, destacou Cerquinho.

Suape conseguiu a aptidão depois de estudos recentes realizados pela Universidade de São Paulo (USP). A partir da aprovação, o porto receberá navios classe Sammax, de até 336 metros de comprimento, 48 metros de largura, calado máximo de 14,5 metros e capacidade de 9,7 mil TEUs.

Já as embarcações que chegarão ao País no início de 2020 é o New Panamax, de 366 metros de comprimento, 52 metros de largura, calado máximo de 15,2 metros e capacidade de 14 mil TEUs. Até então, o porto só estava autorizado a receber embarcações de contêineres de até 305 metros de comprimento e 48 metros de largura, com capacidade de até oito mil TEUs.

As operações do Tecon 2 devem ser iniciadas em três anos. No momento, não há demanda para esses navios maiores no Tecon 1, mas o terminal pode receber as embarcações nestes próximos anos. “Essa viabilidade é uma garantia aos investidores para o novo terminal. Neste momento, não temos ainda a demanda para o Tecon 1, mas o terminal pode receber os navios também”, disse o presidente de Suape. Em 2018, Suape movimentou 454.721 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), sendo líder em contêineres no Norte/Nordeste.

Neste momento, o Tribunal de Contas da União (TCU) está analisando o documento de licitação do Tecon 2. Após essa etapa, o documento seguirá para análise na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). A expectativa da administração de Suape é que em julho seja publicado o edital de licitação e até novembro seja anunciado o vencedor. O equipamento deve receber investimento de R$ 1,2 bilhão e mais que dobrará a capacidade do terminal atual, de 700 mil TEUs, para 1,7 milhão de TEUs.

Fonte: Folha de Pernambuco, 20/03/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.