TCP Log começa a operar o Depot Express
A TCP Log – subsidiária logística da TCP (empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá), já está oferecendo para armadores, transportadores e exportadores o Depot Express, um espaço sob medida, localizada na retroárea do Porto de Paranaguá, com o objetivo de otimizar a cadeia logística, oferecendo eficiência operacional e redução de custos para os usuários. O Depot Express tem capacidade operacional de movimentar 3.500 contêineres refrigerados (reefer) por mês.

“Nenhum outro terminal de retroárea, oferece as mesmas condições operacionais que a TCP Log. Nosso grande diferencial foi assumir a responsabilidade de tudo que pode impactar na logística de nossos clientes e isso inclui olhar para fora do terminal portuário”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente e Comercial da TCP.

Moraes e Silva explica que o Depot Express foi criado para solucionar a fila de espera de caminhões para a retirada de contêineres. “Esse gargalo gera custos na cadeia logística, podendo fazer com que haja o desvio de cargas de Paranaguá para outros portos. Nós aumentamos a velocidade do atendimento, gerando ganhos operacionais e financeiros para todos os elos desta cadeia”, diz.

Para operar na retroárea, a TCP Log conta frota própria de caminhões dedicada para o transporte dos contêineres vazios, operando em três turnos, 24 horas por dia”, explica o executivo. Os contêineres refrigerados vazios que chegam em Paranaguá são transferidos para o Depot, onde são vistorizados, reparados, higienizados e testados, ficando aptos a serem carregados em caminhão e seguirem viagem para as plantas do exportador.

Além de desonerar a cadeia logística, os serviços prestados pelo Depot Express também contribuem para maior segurança dos motoristas. “O alto tempo gasto em filas gera desgastes para o motorista que viaja cansado, ficando mais propenso a se envolver em acidente. Com menos tempo nas filas de espera, o caminhoneiro terá condições melhores para conduzir o caminhão”, diz. No Depot da TCP, os contêineres ficam prontos à espera dos caminhões, com expectativa de um giro médio de até uma hora, o que também otimiza o uso do ativo reduzindo potencialmente o custo dos usuários.

Inicialmente, o Depot Express deve atender apenas os contêineres refrigerados, de clientes de estados como Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. “No longo prazo, a ideia é expandir a operação para todos os tipos de contêineres”, finaliza o diretor.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.

A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.
 Fonte: Informativo dos Portos, 18/10/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Visita técnica da ANTT atesta avanços nas obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Complexo Portuário do Rio Itajaí Açu recebe nova draga de sucção (Hopper)

Read more
Agência Porto
| 25 Abr, 2024

Em um ano, Porto de São Francisco aumenta lucro em cinco vezes

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.