TCP Recebe Maior Navio Ro-Ro Em Capacidade No Terminal
O navio italiano Grande Abidjan, do armador Grimaldi, atracou no Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) nesta quinta-feira (23). Ele é o maior em capacidade do tipo Ro-Ro (Roll on – Roll off) já atracado no Porto de Paranaguá, suportando 71 mil toneladas de carga. O anterior, o italiano Grande Buenos Aires, também da Grimaldi, possui capacidade para 56 mil toneladas.

Uma curiosidade dos navios tipo Ro-Ro é a capacidade de transporte das cargas rolantes. Dependendo do modelo e tamanho, as cargas rolantes podem ser definidas como cargas projeto: materiais com dimensões ou pesos que não correspondem aos padrões tradicionais de contêiner. Nesta atracação, por exemplo, serão embarcados veículos leves, que terão acesso ao navio por uma rampa desde o cais do terminal.

De acordo com a gerente de armadores, Carolina Brown, “um dos grandes desafios da logística, hoje, é o transporte das cargas projeto, pois são operações complexas e que exigem uma movimentação segura e uma grande expertise. A TCP conta com um portfólio diversificado de serviços, equipes especializadas, recursos operacionais e equipamentos dedicados que nos permitem a movimentação deste tipo de carga”.

Segundo Brown, os investimentos em equipe, estrutura e tecnologia permitiram grandes avanços no transporte destas cargas. “Ampliamos as equipes, que já em 2022 nos permitiram quebrar vários recordes”, destaca. Um deles foi o de produtividade: em outubro, a TCP realizou 202 movimentos por hora em um mesmo navio.

Outro momento marcante foi a atracação do maior navio porta-contêineres em capacidade da história do terminal, o APL Yangshan, com 347m de ponta a ponta e 45m de largura. “A Portos do Paraná tem investido em ampliações do calado e a retirada das restrições envolvendo atracação e desatracação dos navios no ano passado nos permitiram receber navios cada vez maiores. A TCP, por sua vez, segue investindo continuamente na modernização e adaptação da estrutura para atender as novas demandas de nossos clientes”, explica Brown.

Sobre o Grande Abidjan

Com capacidade para 3.500 veículos leves e 2.500 lane meters (espaço para acomodar Ro-Ros como caminhões e ônibus), a embarcação conta com 36m de largura e 236m de comprimento. São cerca de 500 contêiners no convés, por viagem. O navio, que saiu da Costa do Marfim e passou pela primeira vez no Brasil, seguirá para o México. 

Read Also Other News

Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Movimentação no Porto do Pecém cresce 18% no primeiro trimestre deste ano

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Exportação de açúcar a granel tem alta de 352% nos portos paranaenses em março

Read more
Agência Porto
| 26 Abr, 2024

Principal indutor de emprego, porto Itapoá inaugura ampliação do terminal de contêineres

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.