TCU autoriza o leilão do Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza
O leilão do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza (TMP) foi autorizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na última quarta-feira, 30 de outubro. Esse é o último passo antes da publicação do edital, que ocorrerá ainda este ano, com sessão pública a ser realizada no primeiro trimestre de 2020. O equipamento conta com uma estação de passageiros de 9 mil metros quadrados, estacionamento aberto com 443 vagas e pátio de área pavimentada de 40 mil metros quadrados.

O parecer do órgão fiscalizador acontece quase dois meses após o anúncio feito pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, de que começaria por Fortaleza o leilão dos terminais portuários públicos no país. O objetivo é abrir espaço para o turismo náutico no Brasil. Para tanto, o Governo Federal pretende autorizar novos terminais de passageiros com investimentos privados.

Para a diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, “a expansão de cruzeiros marítimos na costa brasileira, sinalizada pelo Governo Federal a partir do processo de concessão à iniciativa privada, trará ganhos para o país, em especial à cidade de Fortaleza”, frisou. O Porto do Mucuripe já possui estrutura adequada para receber mais navios.

Na primeira quinzena de setembro, representantes do Ministério da Infraestrutura estiveram visitando o terminal.

Inaugurado em 2014, após investimento de R$ 240 milhões, já passaram pelo TMP mais de 63 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, totalizando 42 embarcações até o final da última temporada 2018-2019.

Cruzeiros
A nova temporada de cruzeiros em Fortaleza, com o primeiro navio atracando no Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) no próximo dia 06 de dezembro, prevê receber 9.486 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Em relação à temporada anterior, 2019-2020 registra um crescimento de 100%, passando de cinco para 10 cruzeiros marítimos. São eles: MS Hamburg, MSC Poesia, Amadea, Silver Whisper, Marina, MS Volendam, Silver Shadow, Insignia, Hanseatic Inspiration e Koninsdam.

Fonte: Portos e Navios, 04/11/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 29 jan, 2026

Prorrogada janela de avaliação do Índice de Desempenho Ambiental 2025

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Paraná entra na rota de cruzeiros da MSC para a temporada 2026/2027

Read more
Agência Porto
| 28 jan, 2026

Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade por ação de reutilização da água

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.