TCU suspende novas prorrogações antecipadas de arrendamentos portuários

O TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu nesta 4ª feira (31.out.2018) a assinatura de novas prorrogações de contratos de arrendamento de terminais portuários antecipadas.


A prorrogação dos contratos está prevista na Lei dos Portos, de 2013. Em contrapartida, a empresa que administra o terminal deve antecipar investimentos.


Entretanto, de acordo com auditoria do TCU, as empresas portuárias que tiveram os contratos prorrogados investiram R$ 964 milhões, 38% do valor previsto (R$ 2,5 bilhões). Dos 13 contratos prorrogados, em 6 as empresas não fizeram nenhum investimento.


“Tal fato demonstra que os objetivos da prorrogação antecipada não foram atingidos”, afirmou o ministro Walton Alencar, relator do processo que monitora os investimentos das empresas que tiveram contratos prorrogados.


O ministro também criticou a atuação da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviário). Para ele, a principal causa da frustração dos investimentos é a demora da agência reguladora em aprovar projetos executivos apresentados pela empresa.


Ao propor a suspensão da análise de novas prorrogações, o ministro afirmou que o governo não apresentou soluções. Walton Alencar também pediu a abertura de 1 processo para apurar a responsabilidade pelos atrasos nos investimentos.


Fonte: Poder 360, 31/10/2018.


Read Also Other News

Agência Porto
| 01 dez, 2025

Porto de Santana: CDSA registra novo recorde com crescimento nas movimentações em outubro de 2025

Read more
Agência Porto
| 01 dez, 2025

Porto de Itajaí assume protagonismo na abertura de novos mercados e no crescimento das exportações catarinenses

Read more
Agência Porto
| 01 dez, 2025

ANTAQ inova com aplicação de Inteligência Artificial na Análise de Impacto Regulatório

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.