This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.

Temer decide indicar investigado para comandar Portos
Em troca de apoio político na reforma da Previdência, o governo vai indicar o ex-senador paraense Luiz Otávio Campos (PMDB), envolvido na Lava-Jato, para o cargo de secretário nacional de Portos, vaga criada na reestruturação do organograma do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Campos foi alvo de mandado de busca e apreensão da "Leviatã", fase da operação Lava-Jato deflagrada em fevereiro deste ano. De acordo com o delator Flavio David Barra, ex-presidente da Andrade Gutierrez Energia, Campos seria um dos designados do PMDB para recolher a cobrança de propinas. A Polícia Federal encontrou na casa dele R$ 135 mil em espécie.

Também foi alvo da "Leviatã" o executivo Márcio Lobão, filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA) e presidente da Brasilcap empresa de capitalização cujo maior acionista é o Banco do Brasil.

Pelos relato feito por Flavio Barra, em 2014 Edison Lobão teria avisado Barra "que o intermediário do recebimento de vantagens indevidas destinadas ao PMDB não seria mais Márcio Lobão, mas sim Luiz Otávio Campos", de acordo com um dos trechos da delação.

A mudança de interlocutor teria ocorrido devido à negativa das empresas de pagarem um aditivo contratual de 5%. A questão foi resolvida, de acordo com Barra, que contou também ter apresentado Campos aos representantes das demais empresas integrantes do consórcio construtor de Belo Monte. O Valor não conseguiu contato com o ex-senador Luiz Otávio Campos até o fechamento desta edição.

À época dos fatos, Márcio Lobão, que continua no comando da Brasilcap, negou qualquer ilícito e disse desconhecer os motivos para ser alvo da ação. O senador Edison Lobão não quis comentar na ocasião.

A indicação de Campos é cacifada pelo senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e por outros senadores do partido. Campos já foi secretário-executivo do filho de Jader, o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho. A portaria com a nomeação de Campos estava pronta e poderia ser assinada ainda ontem pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A indicação de Campos para o ministério, comandado por Maurício Quintella (PR-AL), acentua a quebra de braço entre o PR e o PMDB na pasta. A determinação desagradou o ministro Quintella, informado da indicação por um telefonema na tarde de ontem, apurou o Valor.

Fonte: Valor Econômico, 11/4/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 06 jun, 2025

Superintendência do Porto de Itajaí apresenta ao trade turístico o projeto do píer para receber passageiros de cruzeiros

Read more
Agência Porto
| 06 jun, 2025

Portos do Paraná atualiza regulamento de licitações e contratos

Read more
Agência Porto
| 06 jun, 2025

Ministro Silvio Costa Filho assina declaração para a criação de Corredor Marítimo Verde entre o Brasil e a França

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote