Transpetro expande operações ship to ship e fortalece presença no Norte e Nordeste
A Transpetro registrou um crescimento expressivo nas operações de transbordo de petróleo e derivados entre navios (ship to ship) em 2024, consolidando sua atuação na logística marítima nacional. Com 70% de participação no mercado brasileiro dessa modalidade, a empresa realizou 959 operações em todo o ano passado, um aumento de 9,2% em relação às 878 registradas em 2023. O crescimento foi especialmente impulsionado pelas regiões Norte e Nordeste, que tiveram um aumento significativo na movimentação, refletindo a demanda crescente por soluções logísticas eficientes.

Ship to Ship é um tipo de operação em que um navio atraca ao lado de outro para fazer a transferência de petróleo e derivados, ocupando apenas um berço e abrindo espaço para outras embarcações atracarem. Isso reduz a fila de navios, tornando o porto mais ágil e eficiente e otimizando custos. Atualmente, a Transpetro oferece operações ship to ship em 13 localidades no Brasil, permitindo ganhos de escala ao viabilizar a movimentação de produtos em navios de maior porte. Essa solução otimiza o fluxo logístico e reduz em até 30% os custos de transporte.

Para o gerente executivo de Desenvolvimento de Negócios e Comercialização da Transpetro, Gustavo Rosindo, a expansão da companhia nessas operações é um reflexo do plano estratégico desenhado para os próximos anos.

“A Transpetro investe em novas oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e diversificação de clientes para fortalecer sua posição no mercado. O avanço das operações no Norte e Nordeste demonstra nossa capacidade de adaptação e compromisso com a eficiência logística, permitindo que a empresa continue crescendo de forma sustentável”, destaca.

Norte e Nordeste

Para acompanhar a expansão da produção de petróleo no Brasil, a companhia vem ampliando a oferta de serviços em diferentes localidades. No Norte, o incremento foi de 32% em 2024 quando comparado ao ano anterior, passando de 247 para 325 operações. O destaque ficou para as operações realizadas em Itacoatiara (AM) e Manaus (AM), impulsionadas pela infraestrutura logística e pela localização estratégica na Amazônia. 

No Nordeste, o Ceará registrou um salto de duas para 14 operações, enquanto São Luís avançou de quatro operações para 17, reforçando esses polos como essenciais para o escoamento da produção nacional. No Maranhão, a Transpetro poderá ainda aumentar a sua eficiência e atendimento a partir da ampliação das operações ship to ship para mais um berço no Porto de Itaqui. No último mês de fevereiro, a companhia participou de uma operação piloto que possibilitará a atracação de mais uma embarcação no porto e a realização de duas operações ship to ship simultâneas.

Gustavo Rosindo acrescenta que a Transpetro tem se dedicado à otimização dos processos para garantir operações ainda mais seguras, eficientes e sustentáveis, seguindo padrões rigorosos que asseguram a conformidade com as melhores práticas internacionais do setor. 

“Esse compromisso reforça a posição da Transpetro como referência na logística marítima nacional, atendendo às demandas do mercado com excelência e responsabilidade e consolidando a companhia como líder em operações ship to ship no Brasil”, afirma Rosindo.

Read Also Other News

Agência Porto
| 10 set, 2025

Agência realizará audiência pública para tratar do arrendamento do terminal RDJ06A

Read more
Agência Porto
| 10 set, 2025

Porto sem Papel já evitou o corte de 30 mil árvores e a emissão de 72 mil toneladas de CO₂

Read more
Agência Porto
| 09 set, 2025

Comissão do Senado aprova projeto que retira restrição de ferrovias

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.