Transporte de contêineres por trilhos aumenta 15% no Brasil
O volume de contêineres transportados por ferrovias cresceu 15% em 2018. O movimento pode ter sido influenciado pela tabela do frete, segundo Fernando Paes, diretor-executivo da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários).

O número voltou a subir no ano passado após dois recuos seguidos devido à crise. Antes, cresceu entre 2012 e 2015.

“A insegurança do transporte rodoviário desde a paralisação dos caminhoneiros fez muitas empresas olharem alternativas, e as ferrovias são cada vez mais competitivas”, afirma Paes.

O tabelamento não é o único fator que explica a tendência, mas fez com que mais companhias considerassem o modal ferroviário, segundo ele.

A retomada de crescimento do PIB e os investimentos realizados pelas concessionárias das ferrovias nos últimos anos, que reduziram o tempo médio das viagens, também devem ser levados em conta.

O transporte de minérios e grãos responde por cerca de 90% da demanda atual das ferrovias, mas grupos como MRS e Rumo têm dado atenção crescente às cargas em contêineres, segundo ele.

O uso do modal para importação e exportação, mais tradicional, tem sido complementado pela demanda crescente de transporte interno.

“Projetamos aumento de 30% no total de contêineres carregados neste ano”, diz Marcelo Saraiva, diretor comercial e de operações da Brado, marca da Rumo voltada a esse tipo de transporte.

Dos 492,1 mil TEUs (medida-padrão de um contêiner de 20 pés) carregados em 2018 no país, a Brado foi responsável por 268 mil.

A marca transporta 61 tipos de produtos, de farinha a eletrônicos, de carne a cerveja. São atendidas hoje cerca de 160 empresas.

“A paralisação dos caminhoneiros abriu a cabeça dos usuários, mas a alta só foi possível devido aos investimentos que fizemos em infraestrutura desde 2017. Uma viagem de Rondonópolis (MT) a Santos (SP), por exemplo, durava 15 dias e hoje é feita em quatro dias e meio.”

A rota mais demandada para transporte doméstico de mercadorias é entre Campinas e Rondonópolis, diz ele.

O transporte interno é complementado por transportadoras, que fazem percursos de até 300 quilômetros no entorno da malha ferroviária da empresa para fazer cargas e descargas.

Fonte: Folha SP, 05/05/2019.

Read Also Other News

Agência Porto
| 07 jul, 2025

Brasil explora metade das vias navegáveis com potenciais de transporte de cargas e passageiros

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Porto de Itajaí ganha primeiro boulevard náutico com apoio do Governo Federal

Read more
Agência Porto
| 07 jul, 2025

Ministro Silvio Costa Filho lança licitação do canal de acesso ao Porto de Santos

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.