Um vazamento de combustível foi registrado na Margem Esquerda do Porto de Santos nesta segunda-feira (25), e mobilizou equipes de emergência para a contenção dos danos ambientais.
O incidente, que não deixou feridos, ocorreu durante o abastecimento do navio Star Lima, de bandeira norueguesa, que está atracado no terminal da empresa DP World Santos para movimentar carga de celulose e papel.
O óleo do tipo ‘bunker’ caiu no mar após o mangote de uma barcaça romper durante o serviço de abastecimento. O procedimento foi interrompido assim que o problema foi identificado. A área foi isolada e equipes foram acionadas para conter a contaminação e limpar as embarcações.
Segundo levantamento preliminar do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), houve o vazamento de 400 litros de óleo no mar. Ainda não foi divulgada a dimensão da área atingida.
Representantes do Ibama, da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) e da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) acompanham a situação.
A Codesp, em nota, informou que presta apoio logístico ao Ibama, e que o Plano de Emergência Individual (PEI) havia sido acionado às 9h20 pelo próprio terminal e pela firma responsável pelo abastecimento do navio. Barreiras de contenção foram instaladas, assim como mantas de absorção para retirar o óleo que permanecia na linha d'água no Estuário.
A agência responsável pela embarcação informou que equipes foram a bordo para realizar os trabalhos necessários e atender as autoridades envolvidas. A DP World informou que não tem responsabilidade sobre o ocorrido, e que não vai se posicionar.
Fonte: A Tribuna, 25/03/2019.
Share
Read Also Other News
| 02 jul, 2025
Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050
Read more
| 02 jul, 2025
Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura
Read more
| 02 jul, 2025
Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR
Read more
How can we help?
Tell us how we can help with one of our services and solutions.