VLI registra recorde de transporte no corredor de exportação para Santos
A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, registrou em julho um novo recorde no transporte de produtos no Corredor Centro-Sudeste, equivalente a 1,016 bilhão de TKU (toneladas por quilômetro útil, uma medida de eficiência que multiplica o volume de carga pela distância percorrida). A marca corresponde 1,418 milhão de toneladas transportadas. Os números ultrapassam os marcos alcançados em junho, quando foram movimentadas 908,586 milhões de TKU ou 1,395 milhões de toneladas.

O Corredor Centro-Sudeste é uma importante rota de escoamento de granéis agrícolas, além de produtos como combustíveis e minerais. Esse sistema logístico interliga importantes regiões produtoras de grãos e açúcar do país, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais até terminais intermodais no Triângulo Mineiro e interior de São Paulo. Nos terminais, é realizado o transbordo das cargas dos caminhões para os trens, que seguem pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) até o complexo portuário de Santos.

O recorde pode ser atribuído, principalmente, à safra recorde de grãos – das 1,4 milhão de toneladas movimentadas pelo corredor, 995 mil toneladas foram de produtos agrícola, como soja, milho e açúcar com destino à exportação. O gerente geral comercial da VLI Igor Figueiredo lembra que a VLI se preparou para oferecer capacidade à exportação do agronegócio brasileiro com a construção dos terminais intermodais de Uberaba (MG) e Guará (SP) e a expansão do Tiplam, terminal portuário da empresa em Santos. “Esse marco não teria sido alcançado sem o início das operações de exportação do Tiplam, um investimento da VLI de mais de R$ 2 bilhões. Estamos adicionando à Baixada Santista uma capacidade de 9,5 milhões de toneladas anuais para exportação agrícola e mais 5 milhões para importação de fertilizantes e enxofre”.

Outros números da performance do corredor chamam atenção. Mais de 670 trens que circularam em julho e cerca de 200 mil vagões foram carregados de produtos. De forma comparativa, seriam necessárias 47 mil viagens de caminhões para transportar o mesmo volume. “Além da expansão do Tiplam e da construção dos terminais, estamos investindo em todo o sistema integrado, comprando novas locomotivas e vagões, realizando obras de modernização na linha férrea e ampliando oficinas de manutenção. Estamos prontos para escoar as próximas levas da safra de milho e açúcar”, ressalta Figueiredo. Ao todo cerca de R$ 4 bilhões estão sendo investidos na infraestrutura do Corredor Centro-Sudeste.

Fonte: Portos e Navios, 18/08/2017.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.