Wilson Sons atinge recorde de exportação de arroz via Tecon Rio Grande
A Wilson Sons registrou, de janeiro a novembro, volume recorde de exportação de arroz via Tecon Rio Grande nos seus mais de 23 anos de operação. Foram 10 mil contêineres exportados do grão. É a primeira vez que esta marca é atingida em um único ano no Tecon Rio Grande. Os principais destinos são países dos continentes americano e africano, especialmente Peru, Estados Unidos, México, Venezuela, Guatemala, Cabo Verde, África do Sul e Angola. Os embarques de arroz pelo terminal de Rio Grande já superaram 252 mil toneladas neste ano.

O Peru segue como principal destino do arroz embarcado no Tecon Rio Grande, com incremento de 12% em volume na comparação com 11 meses de 2019. Segundo o diretor-presidente do terminal, Paulo Bertinetti, uma combinação de fatores vem contribuindo para os bons resultados, como a boa produtividade na colheita da safra 2019/2020 – superando as expectativas de produção –, a conquista de novos mercados e a mudança no perfil de consumo provocada pela pandemia. “Essa mudança vem favorecendo os alimentos básicos e a forte desvalorização do Real, tornando o preço do cereal brasileiro mais competitivo no exterior e aumentando a rentabilidade para o exportador”, explica Bertinetti.

As perspectivas, ao que tudo indica, devem permanecer animadoras a quem exporta arroz para o resto do mundo. De acordo com estimativas prévias do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é esperada uma produção em torno de 2,4% a 2,7% menor do cereal na safra 2020/2021. Porém, diante do cenário de provável manutenção da taxa de câmbio em patamares elevados no próximo ano, a exportação segue com um atrativo a mais.

“Em 2020, o arroz alcançou dois mercados importantes, o México e a África do Sul. Seguindo a estratégia do mapa de diversificação de mercados e de consolidação do Brasil como fornecedor global de alimentos, continua possível a abertura de novos negócios não só para o arroz, mas para outros produtos do agronegócio”, considera o diretor-presidente do Tecon Rio Grande.

Read Also Other News

Agência Porto
| 02 jul, 2025

Infra S.A. reforça participação técnica no desenvolvimento do Plano Nacional de Logística 2050

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Nos 70 anos do Porto de São Francisco, governador destaca investimentos e anuncia obras de infraestrutura

Read more
Agência Porto
| 02 jul, 2025

Licitação do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza deve ser lançada ainda este ano, diz MPOR

Read more

How can we help?

Tell us how we can help with one of our services and solutions.

Request a quote

This website uses cookies to personalize content and analyze website traffic. Meet our Privacy Policy.