A operadora logística Wilson Sons informa que iniciou testes com drones no Porto de Salvador (BA) para realizar entregas e coletas em embarcações. Essa é a primeira vez que veículos aéreos não tripulados são utilizados para esse fim em portos brasileiros. Os drones são da Speedbird Aero, empresa especializada no projeto, fabricação e operação desses equipamentos.
Segundo a Wilson Sons, a iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento do setor portuário no Brasil por meio da inovação e da adoção de novas tecnologias. A Speedbird Aero foi a primeira empresa a obter, em 2022, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar sistemas aéreos não tripulados (UAS) além da linha de visão (BVLOS), permitindo voos de longa distância sem contato visual direto entre piloto e aeronave. A empresa também opera em Singapura, país considerado referência em inovação portuária.
“Os testes realizados com drones são um marco de inovação no setor portuário brasileiro, gerando soluções tecnológicas ainda mais seguras, eficientes e sustentáveis. Nossa Agência Marítima, a mais antiga em operação no País, junto a outras áreas da Wilson Sons, se antecipa a mudanças, contribuindo com avanços na infraestrutura portuária e no desenvolvimento nacional”, afirma Flávia Carvalho, diretora-executiva da Agência Marítima da Wilson Sons. Ela acrescenta: “Todas as autorizações e licenças necessárias para a operação foram obtidas com as autoridades competentes, e, assim, a atividade é feita com total segurança garantida pela Speedbird, que é um valor e uma exigência inegociável para a Wilson Sons”.
Inovação
A Wilson Sons também informa que investe continuamente em inovação tecnológica e colaboração com startups para aprimorar suas operações. Desde 2019, a empresa possui uma área dedicada à inovação e, em 2022, participou da fundação do Cubo Maritime & Port, primeiro hub do setor marítimo e portuário na América Latina voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Em 2024, a operadora foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, como líder em inovação aberta na categoria Transporte e Logística, de acordo com o Ranking 100 Open Startups. A Wilson Sons também figura entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil, segundo pesquisa da PwC, e está no Top 5 do setor de Transportes e Logística, conforme o Anuário Valor Inovação Brasil.